Ed. Física, perguntado por martalemos20006, 6 meses atrás

Como que o skate chegou no Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kuhako1765
0

Resposta:Ano 2000. Não temos carros voadores, nem colônias em Marte, nem a Terra está cheia de robôs como predisseram muitos. Mas uma coisa é certa: nunca o skate bombou tanto quanto nessa virada de século.

De brincadeira virou esporte, estilo e razão de vida para muitos, com é o meu caso, que entrando na casa dos 45*, ainda só consigo pensar em Skate.

Com vários brasileiros ocupando as posições de cima do ranking mundial, que inclusive conta com uma etapa realizada no Brasil, o Skate ocupa hoje um lugar de destaque no cenário (jovem, esportivo, cultural) brasileiro, com uma indústria própria que inclui vídeos, revistas e programas de TV especializados, com direito até a transmissão ao vivo de alguns dos principais eventos nacionais e internacionais!!!Mas nem sempre foi assim...

O Skate chegou ao Brasil na década de 60, com uma galera que começava a surfar por aqui, influenciada pelos anúncios na revista Surfer. Na época, o nome era “Surfinho” e era feito de patins pregados numa madeira qualquer, sendo as rodas de borracha ou de ferro!

Me lembro que em 1968 minha paixão eram 2 pranchas: a de surf, uma São Conrado de 9 pés e 8 polegadas, e a de Skate, um Nash Sidewalk Surfboards de 24 polegadas, com rodas de massa (clay wheels) e madeira laminada. Um Skate de verdade que consegui com um dos gringos que freqüentavam a Fortaleza São João, na Urca.

O pessoal do Consulado Americano usava o campo de futebol de lá para jogar baseball, e havia uma turminha que tinha alguns skates. Os moleques ficavam pra lá e pra cá nos quadras e os Skates deles me fascinavam.

Depois de uma conversa com um dos garotos, que queria mais era grana para comprar doce, aproveitei e mandei bala...acabei convencendo-o a me vender o seu Skate. Ainda me lembro do preço, 13 cruzeiros... e um cinto que o moleque gostou e insistiu em ter!

Na América, o Skate caiu no esquecimento, o mesmo aconteceu por aqui.

Até que, em 1974, o engenheiro químico, Frank Nashworthy, acidentalmente descobriu o Uretano, material de que são feitas as rodas de Skate, e que viria revolucionar todo o esporte.

As novas rodas eram silenciosas e mais aderentes, fazendo assim com que os Skates fossem mais velozes e seguros.

Explicação:

Perguntas interessantes