Como que a Revolução Industrial cooperou para a "Independência" do Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
CINCO CURIOSIDADES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
HISTÓRIA DO BRASIL
Com estas cinco curiosidades sobre a Independência do Brasil, você pode tomar conhecimento de detalhes instigantes a respeito desse processo histórico.
A Independência do Brasil foi efetivada em 7 de setembro de 1822
A Independência do Brasil foi efetivada em 7 de setembro de 1822
O processo de Independência do Brasil foi bastante complexo. No período em que D. João VI esteve no Brasil (de 1808 a 1821), no qual a nação passou de Colônia à integrante do Reino Unido de Portugal e Algarves, surgiram as primeiras manifestações pelo desejo de independência total, algumas delas de caráter separatista regional e republicano, como a Revolução Pernambucana de 1817.
Ao mesmo tempo, após a queda de Napoleão em 1815, o clima político da Europa começou a sofrer grandes transformações. Em 1820, teve origem na cidade de Porto, em Portugal, uma revolução que exigia o retorno imediato de D. João VI e a convocação das Cortes para se decidir o destino do Império. Muitos políticos tradicionalistas portugueses defendiam a recolonização do Brasil e o fim do Reino Unido. Políticos brasileiros, por sua vez, passaram a defender a soberania da nação e a independência. A ruptura com Portugal, entretanto, dependia da adesão do então príncipe regente, D. Pedro I, que estava no Brasil, à “causa brasileira”.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO.