Como qualquer modalidade de transporte, o ferroviário tem um ponto crítico que interfere nos custos de transporte de produtos em nosso País. Esse ponto crítico diz respeito a: a. Bitolas diferentes. b. Pouca extensão das ferrovias, cerca de 30 mil quilômetros. c. Baixa manutenção das vias. d. Idade média das locomotivas que chegam a 20 anos. e. Idade média elevada dos vagões.
Soluções para a tarefa
A resposta é a letra A- Bitolas diferentes.
A alternativa correta é a letra a. Bitolas diferentes. O transporte ferroviário no Brasil tem sido motivo de discussões relevantes não apenas pelo seu custo propriamente dito como também pela questão política envolvida.
Bitolas
A malha ferroviária no Brasil é tida como extremamente complexa devido a sua extensão quilométrica e seu relevo diferenciado em cada região no país. Somado a este fato, bitolas diferentes dificultam a formação de trilhos adequados ao funcionamento da malha ferroviária.
As bitolas são instrumentos de alocação nos trilhos que servem para uni-los de maneira equiparada, favorecendo a continuidade do percurso. Sendo assim, exige-se um tamanho considerado padrão para utilidade desta construção através de bitolas (1,60m) como ideal a ser implementado na malha ferroviária brasileira.
Além disso, a ANTT (Associação Nacional de Transporte Terrestre), informa que este tamanho padrão (1,60m) não exigiria grandes investimentos e poderia ser realizado de maneira mais ágil.
Saiba mais sobre o uso das bitolas: https://brainly.com.br/tarefa/54398013
#SPJ2