Filosofia, perguntado por naty20042, 1 ano atrás

Como provar que Deus existe, utilizando as ideias dos filósofos gregos

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaMalfoy
1
"Para Anselmo da Cantuária (1033-1109), mais conhecido como Santo Anselmo, podemos deduzir a existência de Deus da mera ideia de Deus. O raciocínio dele é o seguinte: por definição, Deus é um ser tão grande, mas tão grande, que maior não pode ser concebido. Em segundo lugar, Deus pode ser concebido como mera ideia ou como realmente existindo. E existir é maior do que ser uma mera ideia. Portanto, como Deus é tão, tão grande, ele deve existir.

Esse é o chamado "argumento ontológico", um dos mais famosos pensamentos filosóficos sobre a possível existência de um ser divino.

Gaunilo, um monge do século 11, replicou que, da forma que foi construído, esse argumento permitiria provar que qualquer coisa perfeita deve existir. É possível pensar, por exemplo, em uma ilha perfeita, “tão excelente que melhor não pode ser concebida”. E, como seria menos excelente se não existisse, essa ilha deve, portanto, existir. Aí fica evidente como o argumento é falho, pois não se pode ter certeza da existência de algo só partindo da ideia de que esse algo é perfeito.

Mas Santo Anselmo estava ciente do problema e respondeu que o argumento ontológico funciona apenas para Deus. Isso porque a relação entre Deus e grandeza ou perfeição é única."

 


naty20042: mtt obrigada ♥️♥️
naty20042: ajudou dmss
Perguntas interessantes