Psicologia, perguntado por elianebuffon, 10 meses atrás

como promover o desenvolvimento psíquico do aluno

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarlamcp
0

Resposta:

caráter dialético do desenvolvimento psíquico, o estabelecimento das relações interativas entre o biológico e o social, são princípios descritos por Vigotsky, com muita propriedade, aponta em direção a culturalização do desenvolvimento orgânico humano, isto é, nos indica que “[...] o sujeito ao nascer herda toda a evolução felogênica, mas o produto final do seu desenvolvimento estará em função das características do meio social em que ele viva”.

Devemos considerar que o aspecto psíquico vai sendo formado na inter-relação entre o biológico e o social. Recordamos que o psíquico possui suas próprias leis e, inclusive, sua história; condicionados pelo desenvolvimento e as características da base orgânica que refletem as condições externas em que se desenvolve.

Por esta razão, o psiquismo reflete, de forma ativa, a realidade que o rodeia, o que lhe ofereceu seu caráter autônomo, diferente qualitativamente dos fenômenos biológicos os quais ainda que possibilitando sua existência e servindo-lhes de base, não são os determinantes ao desenvolvimento psíquico do indivíduo.

Deste modo, no desenvolvimento psíquico as crianças apresentam características e condições externas e, por isso, de forma ativa, a realidade e os fenômenos biológicos se transformam por meio do contato social, ocorrendo então um processo qualitativamente diferente que se reflete nas necessidades e motivos superiores e espirituais que só podem ser satisfeitos com o intercâmbio cultural, social.

Além do que, estão em processo de formação as funções psíquicas superiores, entidades psicológicas humanas que oferecem ao homem seu lugar na escala zoológica.

A partir desta análise, devemos recordar a lei genética fundamental do desenvolvimento cultural formulada por Vigotsky, que postulou que as funções psíquicas superiores formam-se sobre a base das funções psíquicas naturais, e no contexto das relações interpessoais que contribuem para conformar o interpessoal ou conteúdo interno, psicológico do sujeito.

Durante o processo de desenvolvimento evolutivo biológico, formam-se as funções psíquicas naturais, as quais são comuns aos animais superiores, posto que as mesmas relacionam-se estreitamente com a maturação do sistema nervoso central e suas funções elementares. São exemplos delas, os sentimentos e necessidades inferiores; a atenção involuntária, as ações involuntárias; a memória mecânica, etc.

partir destas funções naturais formam-se as funções psíquicas superiores no processo do desenvolvimento ontogenético, como produto do intercâmbio social, da apropriação histórico-cultural.

Desta maneira podemos afirmar que sobre cada função psíquica natural conforma-se uma função psíquica superior, sendo um exemplo disto os sentimentos e necessidades superiores; atenções voluntárias; as ações voluntárias; a memória lógica e o surgimento da linguagem verbal e extraverbal, para somente mencionar algumas.

Cada função psíquica superior tem o que foi denominado de um período ótimo ou sensitivo, no qual se formam com maior possibilidade e efetividade, o que evidencia a presença genética das funções psíquicas naturais.

No entanto, isso deve estar em inter-relação com a cultura da humanidade, na medida em que ocorrem os intercâmbios pessoais com as outras pessoas, intercâmbios que se transformam em medidores entre menino, a menina e a cultura.

Desta forma o sujeito (menino ou menina) vai assimilando e adquirindo os conhecimentos, historicamente determinados, sobre a cultura legada pela humanidade; além de que imitam a conduta dos outros, dos adultos, como parte deste processo.

Podemos afirmar que o desenvolvimento psíquico do individuo, de acordo com nossa posição, forma-se no próprio processo das condições da vida e educação nas quais está imerso o próprio sujeito.

Esta concepção sobre a formação do desenvolvimento psíquico torna-se essencial na organização do processo docente-educativo com as crianças que apresentam deficiência, uma vez que oferece a possibilidade de enfocá-lo de um modo otimista e potenciador, uma vez que seus processos psíquicos tais como percepção, pensamentos, linguagem, atenção, memória, formam-se no próprio processo da educação que a criança recebe desde a família, continuando o processo na escola, na comunidade, e na sociedade em seu conjunto, como demonstram os dados.

Perguntas interessantes