Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido – Regime Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são méritos depositários do saber. De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens. Considerando os estudos de Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir: I – Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento. II – Na concepção freireana o professor é aquele que coordena os debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente. III – Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. Todas as alternativas. b. I e III. c. I e II. d. II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
a. Todas as alternativas.
A concepção freiriana de ensino se alinha, essencialmente, com a educação construtivista, no sentido de incentivar o protagonismo e autonomia dos estudantes dentro das instituições educacionais.
Dessa forma, sabe-se que o papel dos educadores é de mediação, através da orientação durante discussões, de forma a promover o desenvolvimento crítico e moral dos alunos, de uma forma geral.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás