Como prevenir a crise de água?
O Brasil tem chuvas abundantes, os maiores rios do mundo, a maior quantidade de mananciais do mundo, litoral extenso, mesmo assim, vive sob o fantasma da falta de água e energia. As teorias mais pessimistas dizem que a àgua potável deve acabar logo, em 2050. Como prevenir a crise de água?
De acordo com o texto apresentado, elabore uma dissertação crítica sobre o tema. Não deve ser escrito em prosa ou poesia. Não transcreva trechos do texto.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Brasil pede água
O país tem chuvas abundantes, os maiores rios do mundo, a maior quantidade de mananciais do mundo, litoral extenso – e vive sob o espectro de falta de água e energia. O que fazer para sair dessa?
MARCOS CORONATO E ALINE IMERCIO, COM FELIPE GERMANO
21/03/2014 - 21h58 - Atualizado 31/10/2016 16h05
Capa home - edição 825 (Foto: reprodução)
Imagine um futuro assim: em 2044, o Brasil celebra uma nova redução no número de mananciais poluídos. A grande seca que afetou o Sudeste entre 2013 e 2016 mudou para sempre as políticas públicas. A cada eleição, os candidatos debatem como cuidarão da água. Há anos, avançam por todo o país projetos de despoluição de rios, lagos e represas, assim como o reflorestamento de suas margens. Os depósitos subterrâneos estão protegidos. Quase toda a população conta com água limpa e serviço de saneamento. Não há mais paranoia a respeito dos perigos de exportar água. Como cuida bem de seus mananciais, o país tem água mais que suficiente para produzir a carne, os grãos e as frutas que vende ao mundo. Estudos internacionais confirmam: ao fazer isso, o Brasil beneficia o meio ambiente global e os próprios brasileiros. A exportação evita que países mais pobres em água esgotem seus poucos mananciais. Em paz e alimentadas, nações mais ameaçadas por secas fecham acordos e investem em tecnologia. Conseguem baratear cada vez mais a dessalinização da água do mar. Vários países africanos em rápido desenvolvimento se beneficiam desse avanço.