Como poucos dentre seus contemporâneos, Foucault soube apropriar-se do projeto nietzscheano de destruição e transvaloração dos valores vigentes, ensinando-nos a desconfiar da herança metafísica incrustada em conceitos supra-históricos como o Homem, a verdade, a natureza, o poder, a razão, o sexo, o corpo, etc. As marcas de sua genialidade intelectual já se anunciavam em sua primeira grande obra, A história da loucura na idade clássica, publicada em 1961. Abria-se ali o espaço de pesquisas que Foucault denominou como uma arqueologia das ciências humanas, e que culminaria em obras fundamentais como As palavras e as coisas, O nascimento da clínica e Arqueologia do saber. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Foi um intelectual que esteve presente em debates e ações de movimentos sociais, tais como a luta antimanicomial, o movimento gay, movimentos estudantis no mundo, os movimentos por maior transparência e humanização dos sistemas prisionais. De certa forma, pode-se perceber a profunda relação de suas obras com as lutas das quais ele participou. PORQUE II. Possivelmente a força em direção a algumas temáticas deve-se às experiências pessoais vivenciadas pelo próprio Foucault. Sua melancolia na juventude, talvez construída por uma incompreensão e vergonha da própria homossexualidade, o levou a duas tentativas de suicídio - motivo que determinou a internação do jovem pela família. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Olá!
A alternativa C é a que melhor se aplica como correta.
Bem, estudos nos mostram que Foucault não era homossexual, termo que ele reflete como uma forma que estava entre o poder e o conhecimento, onde a igreja, fazia uso de seu poder para manipular as pessoas, associando a homossexualidade como algo negativo.
Deste modo, foi um fato a fundamentação que da construção do "casal ideal" imposto pelas instituições religiosas, tendo o homem e a mulher como pilares de uma família tradicional, moldando o esteriótipo de único casal legítimo.
Até mais!
Respondido por
18
Resposta:
Alternativa C errado
Explicação:
errado no AVA
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás