Como posso ter uma justiça mais previsível e eficaz?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiramente deve-se deixar o direito processual mais célere porque se o processo é muito lento a justiça certamente vai demorar mais para ser aplicada aos casos concretos.
Desburocratizar o máximo possível também ajuda nesta parte, muita coisa já foi criada para ajudar com esta parte como por exemplo os juizados especiais, os tribunais de arbitragem e a possibilidade de chamar por conciliação a qualquer momento do litígio na maioria dos ramos do direito só que, ainda tem muito o que se fazer.
Existe uma iniciativa para colocar inteligência artificial para julgar no lugar dos juízes humanos, que estão tão sobrecarregados que muitas vezes nem fazem a leitura das peças jurídicas, o problema desta iniciativa, tal qual o problema dos aplicativos de tradução é que, embora as máquinas sejam mais ágeis que as pessoas, as máquinas têm problema para interpretar os textos e os casos concretos.
A respeito de justiça previsível já existe uma tendência nos tribunais de decidir sempre com a mesma base de jurisprudência. Por exemplo, quando os tribunais decidem a respeito de um determinado caso os outros tribunais e os juízes de primeira instância usam aquela decisão e seus fundamentos jurídicos para decidir a respeito de outros casos muito semelhantes ou praticamente idênticos.
Finalmente uma pequena dica de prática jurídica: se você no futuro for advogar escreva na sua peça jurídica só o necessário e seja o mais sucinto possível porque o juiz não costuma ter tempo para ler tudo e vai ficar de mau humor se você exagerar na quantidade.
Explicação: