Filosofia, perguntado por vitormeira7, 5 meses atrás

Como poderíamos relacionar o pensamento existencialista de Sartre com a proposição de Adorno e Horkheimer sobre a Indústria Cultural?​

Soluções para a tarefa

Respondido por inrique2003
1

Resposta:

espero ter ajudado;

Explicação:

Heidegger afirmava que existir é o mesmo que temporalizar-se. Uma vez que o ser, enquanto presença / existência, é determinado pelo tempo; e que este é também determinado através de um ser. Outro existencial, ou seja, estrutura fundamental característico do ser é a morte.

O existencialismo é uma corrente teórico-filosófica de pensamento que ganhou notoriedade no século XX a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo filósofo alemão Martin Heidegger e pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre. Porém, as raízes dessa vertente filosófica encontram-se nos escritos do filósofo alemão Edmund Husserl e, mais profundamente, ainda no século XIX, no pensador dinamarquês Søren Kierkegaard e no controverso filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

A filosofia, segundo Nietzsche e Kierkegaard, deveria abandonar a pretensão de construir grandes sistemas teórico-racionais universalmente válidos, bem como abandonar a dedicação exclusiva para entender somente uma realidade lógica e metafísica. Os filósofos, no lugar da lógica e da metafísica, deveriam voltar-se para a própria vida humana como um fenômeno filosófico. Assim, podemos enunciar que:

Kierkegaard estabeleceu que, para que o filósofo compreenda a vida humana, ele deve pensar sobre sua própria vida;

Nietzsche afirmou que o sentido da filosofia é uma busca do sentido da vida cotidiana, biológica, fisiológica e sensorial;

Perguntas interessantes