Biologia, perguntado por brena679, 9 meses atrás

Como poderíamos desfazer os equivocos sobre as principais ideias da teoria sintética da evolução, principalmente as que se referem à
ancestralidade comum?​

Soluções para a tarefa

Respondido por agente00gata
149

Resposta:

Os mecanismos evolutivos propostos por Darwin continham uma lacuna: a explicação para a origem da diversidade; sendo este um motivo para que algumas pessoas questionassem sua obra. Apesar de tanto Mendel quanto Darwin terem vivido na mesma época, esse não teve contato com as ideias do precursor da Genética. Aliás, algumas fontes afirmam que Darwin possuía algumas publicações de Mendel em sua biblioteca sem, no entanto, tê-las lido.

Mendel, ao contrário de Darwin, não era alguém de prestígio reconhecido. Dessa forma, sua obra permaneceu quase que em anonimato por muito tempo, até ser redescoberta, no início do século 19.

Em meados de 1930, alguns cientistas passaram a reconhecer a ligação entre seleção natural e a genética; tendo Dobhansky (geneticista), Mayr (zoólogo), Simpson (paleontólogo) e Stebbins (botânico) como os principais autores dessas ideias. Assim, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também conhecida como neodarwinismo, ou Teoria neodarwinista, relacionando essas duas frentes da Biologia.

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose. Tanto ela quanto as mutações estão relacionadas à variabilidade genética da população.

Essas últimas ocorrem ao acaso, sendo que, por seleção natural, podem ser mantidas, como características adaptativas; ou causar o fim de determinados indivíduos. Assim, quando positiva (primeiro caso), este tipo de seleção permitirá que alguns representantes de uma população tenham mais chances de sobrevivência, reproduzindo e dando origem a indivíduos também mais bem adaptados, caso este fator seja hereditário.

A seleção natural, desta forma, elimina indivíduos que possuem aspectos desvantajosos para uma determinada situação, sendo estes, portanto, menos adaptados a ela. Assim, considerando que ambientes não são sistemas estáveis e constantes, diferentes pressões seletivas podem ocorrer dentro de uma população, evitando a eliminação de determinados alelos que não seriam mantidos caso o ambiente fosse homogêneo.

Explicação:

Respondido por Danas
9

Espalhando conhecimento, criando mais formas de acessar os conhecimentos sobre a seleção natural e adaptação das espécies.

Mas é possível provar algo com certeza?

Não é, é por isso que a ciência trabalha com teorias e hipóteses, não com certezas absolutas, não temos como provar algo com 100% de certeza, nem sobre a adaptação das espécies ou seleção de características.

Sabemos que os mais aptos sobrevivem, mas nem sempre eles possuem mutações que geram variabilidade genética, não temos sinais claros de evolução multicelular atualmente.

Venha estudar mais sobre a seleção natural

https://brainly.com.br/tarefa/22269827

Anexos:
Perguntas interessantes