como podemos trabalhar a educação midiática?
Soluções para a tarefa
Entra em cena a Educação Midiática
o processo de ensino e aprendizagem sobre a mídia que envolve a aplicação do senso crítico. O papel da Educação Midiática é estimular o senso crítico para que crianças e jovens sejam capazes de estabelecer relações, analisar informações, entender a natureza da mídia e refletir sobre o papel de quem produz o conteúdo e de quem está recebendo na outra ponta. Os pilares da Educação Midiática estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são parte integral do desenvolvimento do aluno na era digital. Para que esses estudantes possam se tornar proficientes nessa área do conhecimento, da mesma maneira que aprendem conceitos de Língua Portuguesa, Matemática e História, o professor precisa se apropriar do processo de Educação Midiática.
O que faz parte da Educação Midiática
A Educação Midiática é o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais. Embora essa área do conhecimento tenha ganhado mais relevância nos últimos dez anos, o estudo sobre o impacto das mensagens de mídia já era discutido nos anos 1960. Com a evolução dos meios de comunicação, passando dos jornais para rádio, televisão até chegar à internet, foi preciso entender as peculiaridades de cada mídia. O avanço das redes de conexão Wi-Fi associado ao crescimento das redes sociais e do mercado de smartphones (celulares com conexão) tornou possível que as pessoas fossem impactadas com uma frequência muito maior por diferentes mídias. Isso faz com que um tema que era discutido nos cursos de Jornalismo e Comunicação seja material imprescindível agora para a Educação Básica.
A Educação Midiática encoraja uma abordagem inquisitiva em sala de aula, baseada em perguntas como:
Quem criou essa mensagem? Qual é o propósito?
Qual é o público que essa mensagem quer atingir? Por quê?
De que ponto de vista essa história está sendo contada? Só existe um lado dessa história?
Como diferentes pessoas ou mesmo públicos interpretam essa história?
Identificar os conteúdos que trazem fatos e informações relevantes de outros que fazem uso de informações imprecisas, sem contexto e verificação é uma área de conhecimento que está sendo muito demandada e precisará ser cada vez mais trabalhada em sala de aula.
Espero ter ajudado ;D