como podemos relacionar a perseguição que o samba sofreu no início do século passado e o preconceito que o funk carioca enfrenta no Brasil atual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Funk sofre preconceito porque é um movimento de periferia e aborda questões que as pessoas não estão acostumadas a lidar. Além disso, fala dessas questões de uma maneira muito aberta, ao invés de usar os jogos de palavras típicos das músicas produzidas durante a ditadura, por exemplo”
A relação de perseguição que o samba sofreu no início do século passado e o preconceito que o funk carioca enfrenta no Brasil atual é a de preconceito e repressão à manifestações culturais de origem negra e periférica por consequência do racismo estrutural que se estabeleceu em nossa sociedade brasileira.
Visto que o racismo estrutural está estabelecido em nossa sociedade, ou seja, está estruturada com base na discriminação onde uma raça é privilegiada em detrimento da outra, a história do samba nos conta que o ritmo veio para o Brasil através dos povos negros aqui escravizados no século XIX, mas que à ele foi sendo incorporado outros elementos dando ao ritmo certa brasilidade. Então, por ser um estilo musical difundido pelos povos escravizados e marginalizados, para a sociedade da época, quem tinha certa ligação ao samba era classificado como vagabundo.
Da mesma forma a história tem se repetido com o funk carioca desde a década de 80 que, oriundo de periferias cariocas expressa a realidade e a cultura vivenciada especificamente por habitantes da periferia que são, geralmente, pessoas pobres e pretas.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/29311884