como podemos reciclar/reutilizar sacolas plásticas, óleo de cozinha
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com o Instituto GEA, são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo, e a quantidade só vem aumentando. Por isso, é muito importante o desenvolvimento de programas de reciclagem por parte do governo, mas também com a colaboração da população. A iniciativa começa em casa e você tem muitas possibilidades para ajudar no combate contra o acúmulo de lixo. Entenda mais sobre os problemas do desperdício:
papel
Além da quantidade de árvores necessária para sua produção, seu desperdício pode gerar muitos problemas, como: servir de combustível para incêndios incontroláveis; liberação de dioxinas e metais provindos das tintas e revestimentos.
Dicas e Alternativas
Use sempre os dois lados do papel
Imprima só quando necessário, e procure sempre revisar os textos antes de imprimir
Prefira o papel reciclado
Use como rascunho os papéis que são entregues na rua
Separe os papéis, caixas e embalagens de papel para reciclagem
plastico
O plástico, apesar de ser um material altamente utilizado e muito prático no nosso dia a dia, é um material que produz altos impactos do início ao fim. Difícil de ser compactado, esse material ocupa muito espaço em aterros, além disso, possui um processo lento de degradação e decomposição, podendo durar mais de 100 anos. E a sua queima provoca a liberação de uma fumaça tóxica
dicas e alternativas
Compre apenas sacolas plásticas recicladas
Reutilize ao máximo e evite jogar no lixo sacolas e/ou embalagens plásticas. Potes ou garrafas podem ser usadas como contêineres para alimentos e bebidas
Separe sempre o material para reciclagem
vidro
É necessário sempre tomar cuidado em seu descarte, pois pode causar danos aos coletores de lixo. Não polui o solo, água ou ar, e não se decompõe e nem se desfaz na queima, podendo apenas derreter. Na maioria dos incineradores, é necessário a triagem dos vidros para evitar problemas operacionais.
dicas e alternativas
Reutilizar sempre que possível
O vidro é 100% reciclável, isto é, uma garrafa de vidro pode se transformar em outra garrafa novinha sem perda de qualidade. Recicle sempre e procure separar vidros coloridos de vidros transparentes.
metal
Material de decomposição lenta e que ocupa muito espaço. A queima contamina as cinzas que podem se tornar tóxicas devido à concentração de metais. Além disso, não reduz muito o volume.
dicas e alternativas
Material de decomposição lenta e que ocupa muito espaço. A queima contamina as cinzas que podem se tornar tóxicas devido à concentração de metais. Além disso, não reduz muito o volume.
lixo organico
trai animais e insetos, e produz gases em seu processo de decomposição. Quando compactado, esse processo é mais lento.
dicas e alternativas
A solução é compostagem, devolvendo assim os nutrientes para o solo. Reutilize como adubo para seu jardim.
Evite também cozinhar ou comprar comida em excesso, estando sempre atento aos prazos de validade.
Têxteis
A queima de poliéster, carpetes e tapetes de nylon, e vestimentas de plástico (como sapatos) pode produzir fumaças tóxicas.
dicas e alternativas
Reuse (confira formas criativas de usar e reusar suas roupas)
Doe para quem precisa