como podemos obter o hidróxido de sódio e o gás cloro por eletrólise da salmoura
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A eletrólise é um processo em que se passa uma corrente elétrica sobre uma substância e, por meio de reações de oxirredução, o composto decompõe-se. Se a substância estiver no estado líquido (fundida), temos uma eletrólise ígnea, mas se estiver em solução aquosa, temos uma eletrólise em meio aquoso.
Uma das eletrólises de maior importância comercial é a do cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha. Vejamos como ocorrem a eletrólise ígnea do cloreto de sódio e, posteriormente, a sua eletrólise aquosa.
* Eletrólise ígnea do cloreto de sódio:
A eletrólise ígnea do sal produz o gás cloro (Cl2) e o sódio metálico (Na), substâncias que não são encontradas na natureza nessa forma. O sal funde-se a uma temperatura aproximada de 800ºC e, no estado líquido, o NaCl sofre disssociação, produzindo os seguintes íons:
NaCl → Na+ + Cl-
Na eletrólise ocorre a passagem da corrente elétrica segundo o esquema a seguir:
Esquema de processo de eletrólise ígnea do cloreto de sódio (sal de cozinha)
Esquema de processo de eletrólise ígnea do cloreto de sódio (sal de cozinha)
Pode-se afirmar que, ao realizar o processo de eletrólise aquosa do cloreto de sódio, iremos obter gás hidrogênio e gás cloro no cátodo e ânodo, respectivamente. Além disso, também haverá a formação de hidróxido de sódio na solução (Sódio provindo do Sal e OH- provindo da água).
Como haverá a formação de hidróxido de sódio na Eletrólise aquosa de Cloreto de Sódio?
Como haverá a formação de gás hidrogênio, pode-se afirmar que haverá hidroxilas livres na solução aquosa. Além disso, também haverá a formação de gás cloro, restando os íons sódio na solução.
Ou seja, os íons sódio e hidroxila restantes na solução irão interagir entre si formando a base hidróxido de sódio.
Saiba mais sobre Eletrólise em: brainly.com.br/tarefa/6156633
#SPJ2