como podemos fazer para contornar a existência da desigualdade de gênero na sociedade?
Soluções para a tarefa
3 passos
Primeiro, torne-se um mentor e encoraje outros líderes a fazerem o mesmo. Mentores podem ajudar a abrir portas para que mulheres com potencial de liderança façam conexões e exercícios valiosos, além de também fazerem a diferença ao apoiarem e acreditarem nelas.
É importante que os líderes de hoje contrariem sua tendência natural de procurar por pessoas que eles mais se sintam confortáveis, as quais, na maioria das vezes, são alguém como eles. Mentores também podem ajudar assegurando que seus gerentes estejam mais bem informados sobre o maior alcance de membros femininos no time.
Segundo, crie uma cultura de inclusão. Cultura é a palavra chave aqui; não pode ser uma iniciativa que vai ser deixada de lado na sua organização. Tem que ser enraizado a ponto das pessoas pensarem sobre o seu trabalho e a sua empresa.
De certa forma, isso significa oferecer um espaço de trabalho realmente flexível, incluindo licenças a maternidade e paternidade. Mas não para por ai. Encorajar seus funcionários a utilizarem essas medidas é tão importante quanto.
Certifique-se de que não existe nenhum estigma para quem quer usufruir desses benefícios ou ache que eles são apenas para as mulheres. Afinal, como eu disse no “Summit on Working Families”, na Casa Branca, as mulheres não querem ser diferentes e os homens não querem ser deixados de lado.
Terceiro, olhe para toda sua equipe. É importante apoiar e transformar mulheres em boas líderes, mas é igualmente importante olhar para esse problema em todos os níveis da sua organização.
Se as mulheres não tiverem as oportunidades certas e o apoio no começo e no meio da sua carreira, as chances delas conseguirem bons cargos ou empreenderem são ainda menores. Então, construa uma cultura real de apoio em todos os níveis e isso irá repercutir em toda a sua organização.
A palavra chave de todos esses passos é ação. Todo líder de negócio está em posição de agir agora para otimizar seu/sua força de trabalho, fazendo a igualdade de gênero tornar-se realidade mais rápido.
E a EY não é exceção; nós estamos em nossa própria jornada com mais trabalho para fazer. Mas com empresas ao redor do mundo continuando na sua jornada, pense nisso desta maneira: nós nunca esperaríamos 118 anos para adotar nenhuma outra oportunidade de negócio com tanto potencial.