Geografia, perguntado por marinesnunes19, 9 meses atrás

Como podemos evitar atitudes caracterizados como consumistas Cite exemplos???​

Soluções para a tarefa

Respondido por Ribamarfilho
1

1. SEJA FIEL AO SEU ORÇAMENTO

O primeiro passo para manter as despesas em dia é tomar nota de todos os gastos previstos para o mês, somar tudo e conferir os vencimentos. Crie uma planilha de Excel, um bloco de notas ou use um caderno ou agenda para isso. E lembre-se: o importante é que esteja tudo anotado e claro.

Controle o tipo de despesa — como conta de água, luz, seguro, aluguel, alimentação —, inserindo o valor de cada uma ao lado. Some todos os números e adicione 10% ou 20%, considerando pequenos gastos não previstos.

Com todos os números em mãos, você terá um bom parâmetro para evitar o consumo desenfreado. Empenhe-se para não desviar demais desse orçamento, especialmente se ele tiver uma margem muito apertada.

2. ANOTE TUDO QUE VOCÊ JÁ GASTOU

Agora que você tem um orçamento planejado, o próximo passo é somar os gastos à medida que eles ocorrerem, sempre conferindo os números com o seu planejamento. Ao comparar esse resultado ao seu faturamento mensal, você vai ser capaz de notar se está em um caso de consumo desenfreado. E, claro, terá uma noção de quais gastos estão altos demais e precisam ser diminuídos ou extintos.

Por exemplo, suas despesas podem se completar dentro do orçamento, mas sua conta ainda está no vermelho. Isso é sinal de que aqueles pequenos gastos não previstos podem ser um problema. Se você não estava tomando nota de todas as suas despesas menores, como pequenos lanches e compras em passeios, é hora de olhá-las com mais cuidado.

3. USE OS CARTÕES DE CRÉDITO COM CONSCIÊNCIA

Para manter um orçamento equilibrado, é preciso tomar cuidado com os cartões de crédito. Eles podem ser ótimos aliados se usados com consciência — para servirem de instrumento de controle dos gastos ou para obter benefícios como milhagens e descontos, por exemplo.

Por outro lado, quando usados sem controle e planejamento, eles podem se tornar a causa de endividamentos. Além disso, ter crédito sempre disponível é uma tentação para quem não consegue se conter na hora das compras. Para não exagerar nem ter problemas com dívidas, organize bem a forma de usa o cartão de crédito e estipule limites e regras para isso.

Espero ter ajudado! :)


marinesnunes19: valew manoh
Ribamarfilho: tamo junto cara:)
Perguntas interessantes