Filosofia, perguntado por niiih171, 4 meses atrás

Como podemos entender a relação da ética medieval com a visão teocêntrica de mundo?

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Respondido por henriquecarvalhodasi
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Resposta:

Neste período da história da filosofia, temos uma gigantesca influência da igreja católica sobre o povo, além disso muitos pensadores desta época também provieram dela um deles foi o grande Santo Tomás de Aquino, Aquino foi um monge dominicano que passou quase toda sua vida dedicada aos estudos de filosofia e teologia, podemos ver facilmente em seus escritos está relação entre Deus e o mundo.
A ética de Tomás é baseada na ética das virtudes, criadas por Aristóteles grade influenciador no pensamento tomasiano,  diferente dos filósofos modernos, Aquino busca uma liberdade e uma felicidade perfeita através das virtudes, pois se você consegue dominar seu corpo e suas vontades você estaria livre, e só assim conseguiria buscar a felicidade completa que ele chama de Beatitude completa, que seria a felicidade completa, essa felicidade seria um grande amor à Deus, que só vamos tela verdadeiramente quando morremos e formos para o céus.

Além disso todo seu pensamento está baseado neste Thelos que é Deus, no quesito de leis o Aquninate cria uma teoria de três leis:
Lei eterna: a primeira e mais importante, aquela que foi dada por Deus nada pode ir contra ela
Lei natural: a lei da natureza dos animais, tal lei está sempre subordinada à lei eterna e nunca ira contra, pois a própria lei eterna a fez
Lei positiva/Humana: esta é a lei que é criada por um legislador, por um rei, porém é a última de todos, com isso ela nunca deveria ir contra uma das outras duas leis principalmente a lei divina, Aqunino até diz que se um governante cria uma lei que vai contra Deus ela pode e deve ser quebrada pois a lei positiva não é maior que a lei de Deus, e para finalizar Santo Tomás dizia que acima de tudo isso está sempre a caridade

Explicação:

podemos ver então claramente que no pensamento Tomasiano que Deus está sempre incluso nele, para ele não há como fazer algo sem Deus

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