História, perguntado por joaoph86441, 1 ano atrás

Como podemos dividir as classes sociais que surgiram após o fim da comunidade gentilica?

Soluções para a tarefa

Respondido por jonathasfenixp7ognn
10
Apenas por volta do século VIII a.C., iniciou-se o processo de desintegração dos genos, evoluindo mais rapidamente em algumas regiões do que em outras. Diversos fatores contribuíram para a dissolução dos genos no final dos tempos homéricos, entre eles o crescimento populacional e o aumento do consumo.

Entretanto, a produção continuava limitada, pois havia poucas terras férteis e as técnicas de produção eram bastante rudimentares. A luta pela sobrevivência, que dependia basicamente da terra, desencadeou uma série de guerras entre genos. Para enfrentar um inimigo comum, muitos deles se uniram, formando uma fratria. Reunidas, as fratrias constituíam uma tribo, a qual se submetia à autoridade do filobasileu, o supremo comandante do exército. A união de várias tribos deu origem ao demos (“povo”, “povoado”), que reconhecia seu líder supremo o baliseu.

A crise da sociedade gentílica alterou profundamente a estrutura interna dos genos. Aos poucos, a terra deixou de constituir propriedade coletiva, sendo dividida, de modo desigual, entre os membros dos genos. As melhores parcelas de terra foram tomadas pelos parentes próximos do pater, e por esse motivo, passaram a serem chamados de eupátridas (“bem-nascidos”). O restante das terras foi dividido entre os georgóis (agricultores), parentes mais distantes do patriarca. Nesse processo de divisão, os mais prejudicados foram os thetas (marginais), para os quais nada restou. Com a crise das comunidades gentílicas, a Grécia continental se transformou em palco de inúmeros conflitos e tensões sociais, que resultaram em uma nova dispersão do povo grego – a segunda diáspora. Os principais fatores que provocaram esse novo deslocamento foram o crescimento demográfico e a escassez de terras cultiváveis, em grande parte pela concentração da propriedade nas mãos de uma pequena parcela da população.

Se eu te ajudei, agradeça, faça um comentário, pois seu comentário é muito importante.
Perguntas interessantes