Como podemos diferenciar os artistas da Idade Média dos artistas renascentistas?
Soluções para a tarefa
Idade Médial:
– Universo cultural dominado pela religião e a preocupação com o além;
– Desvalorização do corpo, do prazer e da curiosidade intelectual;
– Universo estático, dominado pela vontade divina;
– Sociedade hierarquizada em três classes: nobres, religiosos e servos;
– Quase não havia apoio à arte, só fomentada pela igreja;
– Pouca tradição artística (afrescos e iluminuras) e poucos artistas (monges geralmente);
Renascimento:
– Preocupação com este mundo, humanismo, naturalismo;
– Valorização e reinterpretação do corpo, curiosidade intelectual, pesquisa científica;
– Universo dinâmico, antropocêntrico, heliocentrismo, universo infinito (G. Bruno);
– Sociedade em transformação, formação da burguesia comercial, queda do feudalismo;
– Apoio à arte nas cidades, mecenas, igreja apóia a nova arte de influência clássica;
– Escolas de artistas, artistas famosos (Michelângelo, da Vinci, Rafael, Dürer), desenvolvimento das artes plásticas, poesia e literatura. renacimento A Europa no século XI passou pelo chamado renascimento comercial e urbano, fato que levou a grandes transformações sociais e urbanas. A partir do século XII, as cidades italianas, principalmente, iniciaram um lento e prolongado processo de transformações cultura.
No século XIII ocorreu uma alteração na intuição e sensibilidade artística, frutoe d uma revalorização cultural da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Nesse período, valorizou-se o racionalismo (capacidade de reflexão do ser humano), o espírito crítico e o naturalismo (valorização da natureza). O renascimento cultural e artístico, ocorrido no século XVI, aconteceu primeiramente nas cidades italianas; posteriormente, o movimento alcançou várias partes do continente europeu. O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como: harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo). Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).
Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo. Suas obras de arte baseavam-se nas pinturas científicas a partir de minuciosas observações da natureza – essa abordagem científica está presente nas seguintes obras: “Última Ceia” (Santa Ceia) e “A Gioconda” (ou Monalisa).