Geografia, perguntado por valeriadasilvamachad, 5 meses atrás

Como podemos diferenciar, do ponto de vista tecnológico, a agricultura de subistência da agricultura comercial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ashflorzinha
0

Resposta:

Tipos de agricultura correspondem a diferentes maneiras de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual serão realizadas. Essas características podem ser a formação vegetal que constitui o local, as condições climáticas do ambiente, o relevo, a composição do solo e a demanda de produção existente.

Agricultura comercial (moderna)

A agricultura comercial, ou moderna, é voltada para o abastecimento do mercado externo e conta com o uso de tecnologias para aumentar a produtividade.*

A agricultura comercial, ou moderna, é voltada para o abastecimento do mercado externo e conta com o uso de tecnologias para aumentar a produtividade.*

Esse tipo de agricultura corresponde à monocultura, ou seja, é cultivado um único produto agrícola. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Empregam-se máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento do cultivo. A agricultura comercial provoca alguns impactos negativos no meio ambiente, como desmatamento, esgotamento dos solos e uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos.

Agricultura sustentável

A agricultura sustentável promove o cultivo de produtos visando ao menor impacto ambiental possível.

A agricultura sustentável promove o cultivo de produtos visando ao menor impacto ambiental possível.

Esse tipo de agricultura corresponde a produções alternativas para preservar o meio ambiente e gerar um impacto negativo mínimo. Contudo, não deixa de ser um tipo de produção agrícola voltado para a comercialização e obtenção de lucro. A agricultura sustentável desenvolve ações como a diminuição do uso de adubos e fertilizantes, captação e reúso da água e o não uso de pesticidas. Esse tipo de agricultura investe em qualificação da mão de obra. É dividido em algumas correntes:

→ Agricultura orgânica ou biológica

Agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, portanto, produz alimentos com alto nível nutritivo, visando ao bem-estar dos seres vivos. ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Esse tipo de agricultura constitui uma produção que se preocupa com a saúde e bem-estar de quem a consome. Há preocupação com o uso do solo, bem como a sua manutenção. Não utiliza agrotóxicos ou pesticidas, visando a um produto de qualidade e nutritivo. Os recursos hídricos são usados de maneira racional, evitando o desperdício. Assim, não há contaminação do solo ou lençol freático por meio de produtos químicos e também não há esgotamento dos recursos hídricos. O comprometimento com a sustentabilidade é uma das premissas desse tipo de agricultura. A produção geralmente apresenta um valor maior no mercado dada a maior garantia em relação à manutenção da saúde.

→ Agricultura natural

Esse tipo de agricultura caracteriza-se por utilizar tecnologias alternativas para a produção para aproveitar ao máximo os recursos naturais, explorando a potencialidade do solo e o que ele tem a oferecer. É também caracterizado por explorar as condições do ambiente, como insolação, clima, recursos hídricos e relevo. A ideia da agricultura natural é recuperar o solo após a produção, tornando-o novamente produtivo. Isso é feito por meio de ações como o uso de compostos naturais, adubos verdes, controle natural das pragas, entre outras técnicas. O objetivo é obter uma produção racional e duradoura, buscando a harmonia entre os seres vivos e o meio ambiente e que promova o desenvolvimento sustentável.

Explicação: Espero que ajude! <3

Respondido por Stellarleal
0

Resposta:

subistênciA: apenas para uma familia ou lugar

comercial: venda para supermecados, padarias etc

Explicação:

Perguntas interessantes