Como podemos definir o sistema planetário
Soluções para a tarefa
Sistema Solar é o conjunto constituído pelo Sol (que está no centro do sistema) e por um grande número de outros corpos celestes que giram em torno dele e são mantidos como uma unidade física pela atração gravitacional.
Sistema Solar
Os corpos em órbita compreendem os oito planetas principais (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno, Urano), os satélites destes, os planetas anões (Plutão, Éris, Ceres, Makemake e Haumea), milhares de asteróides, cujas órbitas se encontram principalmente entre as de Marte e de Júpiter, e uma imensa quantidade de cometas e de meteoroides. O Sol contém 99,86% de toda a massa do sistema, enquanto a maior parte da massa restante está concentrada em Júpiter.
Até 2006, Plutão era reconhecido como um dos principais planetas do Sistema Solar. Porém, depois da descoberta de vários corpos celestes de tamanho parecido (e alguns até maiores que Plutão) no Cinturão de Kuiper, a União astronômica Internacional (U.A.I.) decidiu, no dia 24 de Agosto de 2006, classificar Plutão como um planeta anão.
A forma do sistema solar pode se considerar esférica, e a idade do sistema solar é da ordem dos 4,6 bilhões de anos. Existem várias teorias sobre a sua origem, mas a mais aceite é a versão moderna da nebulosa protossolar de Laplace, segundo a qual o sistema solar surgiu da fragmentação de um disco de gás em rotação, o qual se havia formado por contração de uma nuvem de gás interestelar. O estudo da composição dos meteoritos sugere que a formação do sistema solar esteve associada à explosão de uma supernova; após a explosão, a matéria, com uma composição química peculiar, foi lançada a grande velocidade, em todas as direções, indo chocar com a nebulosa primitiva, a qual foi obrigada a se contrair para além do ponto em que já não é possível contrariar as forças gravitacionais. Como resultado dessa contração, a nebulosa primitiva fragmentou-se e provocou a formação do sistema solar.
Resposta:
O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.