Como podemos definir forças conservativas?
a) Uma força é dita conservativa quando o trabalho que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos é independente da trajetória percorrida.
b) Uma força é dita conservativa quando o trabalho que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos depende da trajetória percorrida.
c) Uma força é dita conservativa quando o peso que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos é independente da trajetória percorrida.
d) Uma força é dita conservativa quando a velocidade que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos é independente da trajetória percorrida.
e) Uma força é dita conservativa quando a aceleração que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos é independente da trajetória percorrida.
Soluções para a tarefa
.
_______________________________
✍
.
☺lá novamente, Ana, vamos a mais um exercício❗
.
☔ Chamamos de forças conservativas aquelas forças em que há uma conservação de energia. Exemplos delas são as forças gravitacional, elástica e eletrostática.
.
☔ Imagine por exemplo um exercício onde temos, pela lei da conservação da energia mecânica, um objeto em uma altura H em queda livre (sofrendo ação da Força gravitacional) no instante zero e no instante do seu impacto com o solo tendo sua energia potencial sido totalmente transferida para energia cinética: houve neste caso uma conservação de energia, originalmente gerada pela Força gravitacional. Um contraexemplo seria se considerássemos o atrito com o ar neste exercício, onde parte desta energia seria perdida com o calor ou barulho gerados por este atrito.
.
☔ Em termos gerais, o que acontece é que, sendo o Trabalho realizado por uma força igual ao produto da Força pelo deslocamento
.
.
teremos, em forças conservativas, que independente do trajeto percorrido pelo corpo analisado teremos um mesmo trabalho sendo realizado tendo em vista que o que é "visto" pelo Trabalho é a posição final - posição inicial (imagine por exemplo dois objetos caindo em queda livre, um em linha reta e outro em zigue-zague: desconsiderando o atrito com ar não fará diferença para a conservação da energia mecânica se o trajeto foi em linha reta ou zigue-zague) ou seja, a energia será conservada independente do trajeto pois não há perda durante o mesmo. Veja por exemplo o movimento da Lua ao redor da Terra: sendo um movimento circular e sem atrito, quando ela completa uma volta temos que o Trabalho realizado é zero, pois seu deslocamento total sendo zero temos que W = F * d = F * 0 = 0.
.
✅
.
.
.
.
.
_______________________________☁
☕ Bons estudos.
(Dúvidas nos comentários) ☄
__________________________✍
❄☃ ☘☀
.
.
.
.