Geografia, perguntado por lucascontas33, 11 meses atrás

Como podemos definir a indústria européia? Explique sobre áreas e características

Soluções para a tarefa

Respondido por kauegonsalvesoliveir
2

Resposta:

Indústrias. O setor secundário, indústria, já foi o mais importante da Europa, mas perdeu importância frente ao setor terciário, de serviços e comércio. Ainda assim, a Europa apresenta uma indústria forte, principalmente na região centro-ocidental, focada na produção de bens de consumo.

Respondido por majurodrigues160508
1

Explicação:

O desempenho ambiental da indústria europeia melhorou ao longo das últimas décadas. As mudanças registadas ficaram a dever-se a uma série de motivos: uma regulamentação ambiental mais rigorosa, a melhoria da eficiência energética, a tendência generalizada da indústria europeia para abandonar determinados tipos de produção pesados e mais poluentes e a participação das empresas em programas voluntários destinados a reduzir o seu impacto ambiental. Apesar destes progressos, a indústria continua a ter um peso considerável, tanto em termos de poluição como de resíduos gerados no ambiente.

O setor industrial europeu  gera muitos benefícios económicos e sociais importantes: produz bens e produtos, e gera emprego e receitas fiscais. Não obstante, as maiores instalações industriais europeias são responsáveis por uma parte significativa das emissões totais de importantes poluentes atmosféricos e gases com efeito de estufa, bem como ainda, por outros tipos de impacte ambiental, nomeadamente pela libertação de poluentes na água e nos solos, pela produção de resíduos e pelo consumo de energia.

Políticas da União Europeia

A indústria é uma componente fundamental da economia europeia, mas também uma fonte de poluição. Durante muitos anos, os regulamentos ambientais diminuíram os impactes adversos deste tipo de poluição na saúde humana e no ambiente. Entre os instrumentos de política da UE atualmente utilizados para limitar a poluição industrial incluem-se os seguintes:

A Diretiva relativa às emissões industriais (DEI) define as obrigações a cumprir por cerca de 50 000 grandes instalações industriais para evitar ou minimizar as emissões poluentes para a atmosfera, a água e os solos. A DEI também exige que essas instalações diminuam os resíduos que produzem. Em determinados contextos, designadamente as grandes instalações de combustão, instalações de incineração e de coincineração de resíduos, bem como atividades que utilizam solventes e produzem dióxido de titânio, a DEI define valores-limite de emissão à escala da UE para um conjunto de poluentes.

A Diretiva relativa às médias instalações de combustão irá, a partir de 2018, regular as emissões de dióxido de enxofre (SO2), de óxidos de azoto (NOX) e de poeiras provenientes da queima de combustíveis em instalações com potência térmica nominal igual ou superior a 1 MWt e inferior a 50 MWt.

A Diretiva relativa à conceção ecológica define regras à escala da UE destinadas a melhorar a eficiência energética dos produtos, nomeadamente ao nível dos aparelhos domésticos, das tecnologias da informação e da comunicação ou da engenharia.

O Regime de Comércio de Licenças de Emissão da União Europeia (RCLE-UE) reduz as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes de mais de 12 000 instalações de produção de energia e fábricas em 31 países, bem como do setor da aviação. O RCLE abrange cerca de 45 % das emissões de GEE da União Europeia.

A Diretiva-Quadro da Água obriga os Estados-Membros a reduzir progressivamente a poluição das águas causada por um conjunto de poluentes definidos como «substâncias prioritárias». Exige também que os Estados-Membros cessem ou eliminem faseadamente as emissões, descargas e perdas de poluentes designados por «substâncias perigosas prioritárias».

A Diretiva relativa ao tratamento de águas residuais urbanas protege o ambiente dos efeitos nocivos das descargas de águas residuais urbanas e das descargas de alguns setores industriais específicos.

 

O acesso do público a informações relativas à poluição industrial melhorou significativamente nas últimas décadas. Em particular, o Registo Europeu das Emissões e Transferências de Poluentes (E-PRTR) disponibiliza uma relação exaustiva das emissões e transferências de poluentes das principais atividades industriais. Contém informações anuais sobre mais de 30 000 instalações industriais de 33 países europeus no que diz respeito às quantidades de poluentes libertados na atmosfera, na água e nos solos, bem como às transferências de resíduos e de poluentes em águas residuais.

Perguntas interessantes