Português, perguntado por luciana632, 1 ano atrás

como podemos dedinir humanismo? oque valorizavam?

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandomdz1p53ejd
10

 

Definição

 

O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.

 

Surgimento e desenvolvimento 

 

O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes. 

 

Humanismo na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.

 

Humanismo no Renascimento: nos séculos XV e XVI, os escritores e artistas plásticos renascentistas resgataram os valores humanistas da cultura greco-romana. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e artístico desta fase.

 

Positivismo: desenvolveu-se na segunda metade do século XIX. Valorizava o pensamento científico, destacando-o como única forma de progresso. Teve em Auguste Comte seu principal idealizador.


fonte: https://www.significadosbr.com.br/humanismo

luciana632: obrigada
Respondido por Leticiarguerra
6
Humanismo foi uma época na história marcada pelo renascimento (idade moderna). Antes vivia-se na idade média, com pouco ou nenhum conhecimento, depois da EXPANSÃO MARÍTIMA houve um renascimento cultural que abrangia uma nova arte, uma nova mentalidade e uma nova maneira de aceitar as coisas (científicismo). Valen lembrar que a religiãonainda era muito vigente e presente, mas o HOMEM passou a ser o centro, antes era Deus.

Leticiarguerra: Na LITERATURA, o humanismo ele intercepta o trovadorismo e o classicismo, não é um estilo lit próprio, mas teve suas particularidades como: criacão teatro ( o HOMEM interpretando o HOMEM), nos textos há uma menor valorizacão do CLERO (a religião ers presente, mas o clero deixou de ser o detentor do saber), além disso, é bom salientar que nessa época a burguesia financiava a arte, e as artes eram cientificistas e raciinalista.
Perguntas interessantes