Como podemos conceituar a atividade lúdica levando em conta o cenário da indústria cultural?
a)Apenas como uma atividade de entretenimento, que produz prazer e diversão momentâneos.
b)Como uma atividade fundamental para o desenvolvimento das subjetividades do sujeito.
c)Como uma atividade que leva à reflexão e a produção de conhecimento.
d)Nenhuma das alternativas.
e)Uma atividade regrada por normas baseadas nas subjetividades e individualidades do sujeito.
2)Com relação ao universo infantil e o trabalho, podemos afirmar que:
a)As crianças que trabalham realizam esta atividade como uma forma de passar o tempo já que não realizam outras atividades de entretenimento.
b)As crianças que trabalham são as que vivem em situações difíceis. Algumas estão com suas famílias, mas são muito pobres ou até vivem na rua. Outras vivem em situação de abandono e carência social absoluta, desprovidas de qualquer vínculo familiar.
c)O trabalho infantil não possui uma relação direta com a questão econômica, pois as crianças que trabalham geralmente vivem com suas famílias em casa própria e estudam durante um período.
d)Segundo o IBGE, o Brasil possui um baixo índice de trabalho infantil, devido principalmente às políticas públicas e aos projetos governamentais postos em prática nos últimos anos com relação a esta problemática.
e)Para as crianças tanto o brincar quanto o trabalhar são considerados como opostos, e não poderão ser sinônimos, pois o prazer e a criatividade não são preservados em sua ação. Por isso, trabalhando a não criança poderá conviver com essa realidade brincando e, através de suas brincadeiras expressarem esse mundo em que vive.
3)Leia a citação abaixo e, a seguir, identifique as sentenças corretas sobre a conduta da criança em relação a intervenção do adulto na brincadeira:
As crianças brincavam de vacinação contra varíola, e durante a brincadeira elas agiam da mesma forma que os adultos, quer dizer, elas realmente esfregavam a pele do braço ‘com álcool’; em seguida faziam um arranhão e depois friccionavam a ‘vacina’. O pesquisador interferiu na brincadeira e perguntou: ‘vocês gostariam que eu lhes desse álcool de verdade? A proposta foi recebida com entusiasmo, pois é muito mais interessante usar álcool de verdade do que álcool imaginário. ‘Vocês continuem vacinando enquanto eu vou buscar o álcool’, disse o pesquisador; ‘vacinem primeiro e depois vocês poderão esfregar com o álcool de verdade’. Esta sugestão, todavia, era contra as regras do brinquedo e foi categoricamente rejeitada pelas crianças. (LEONTIEV, 2006, p. 126).
1- Leontiev aponta que na brincadeira do faz de conta a sequência da realidade é seguida pela criança e se o adulto quiser mudá-la ela rejeita.
2- Leontiev, ao observar a criança brincando, considera que a sequência da encenação em relação a realidade pode ser totalmente modificada pela intervenção do adulto e a criança a aceita.
3- Leontiev considera que a criança busca ser fiel na sua encenação de papéis principalmente com relação a sequência dos fatos.
a)A alternativa “1” e “2” estão incorretas
b)Somente a alternativa “1” está correta
c)Somente a alternativa “3” está incorreta
d)A alternativa “1” e “3” estão corretas
e)Somente a alternativa “2” está correta
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 e 3
CORRIGODO PELO AVA
Explicação:
Resposta:
1-A: Apenas como uma atividade de entretenimento, que produz prazer e diversão momentâneos.
2-B: As crianças que trabalham são as que vivem em situações difíceis. Algumas estão com suas famílias, mas são muito pobres ou até vivem na rua. Outras vivem em situação de abandono e carência social absoluta, desprovidas de qualquer vínculo familiar.,
3-D: A alternativa “1” e “3” estão corretas
4-B: Com a brincadeira, a criança não aprende a incorporar valores, pois o brincar nada representa na conexão da criança com os objetos á sua volta, mas sim a sua imaginação.
5-C:Não garantem; a extinção.
Explicação:100% corrigido pelo ava
Dica: conferir se as respectivas respostas estão na ordem correta de letras, as vezes muda.