como podemos caracterizar a segmentação da biosfera ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segmentação da biosfera
Essa divisão da biosfera é composta pela fração terrestre. O biociclo possui quatro meios geograficamente localizados para abrigar determinada espécie de ser vivo, chamados de biócoros. Nesse caso, os biócoros do epinociclo são os desertos, as florestas, as savanas e os campos.
Explicação:
talvez vc já tenho achado a resposta mas toma aí mesmo assim ;-;
Segmentação da biosfera
A biosfera é consequência de diversos fenômenos biológicos, físicos e químicos, o que deixa evidente a sua complexidade. Para saber como foi definida é preciso conhecer o aspectos que apresentam a sua subdivisão.
O habitat natural de cada ser vivo é melhor definido através das subcamadas denominadas de biociclo, são elas o talassociclo, o epinociclo e o limnociclo.
Epinociclo
Essa divisão da biosfera é composta pela fração terrestre. O biociclo possui quatro meios geograficamente localizados para abrigar determinada espécie de ser vivo, chamados de biócoros. Nesse caso, os biócoros do epinociclo são os desertos, as florestas, as savanas e os campos. Os principais biomas desses biócoros são:
• Desertos: Saara, Arábia, Calaári, Líbia.
• Florestas: Floresta Amazônica, Floresta boreal do Alasca, Mata Atlântica.
• Savanas: Caatinga, Serengueti na África, Cerrado, Pantanal.
• Campos: Relvado (pradaria), Estepes, Pampa
Limnociclo
Esse biociclo é formado por ambientes aquáticos e é habitado por animais de água doce, a exemplo de rãs, peixes, tipos de cobras, Jacarés e sapos. Os biócoros desse biociclo são:
• Águas lênticas: onde as águas ficam paradas (pântanos, lagoas, brejos);
• Águas lóticas: onde as águas são correntes (rios, riachos, córregos).
Talassociclo
O talassociclo corresponde à porção dos oceanos, onde vivem os animais marinhos. De acordo com a categoria esses podem ser divididos em:
Néctons: animais grandes que podem nadar rapidamente pelas águas salgadas, vencendo a densidade da água do mar. Os biócoros desses animais marinhos são:
• Zona nerítica (raso, próximo à superfície).
• Zona batial (profundidade média, abaixo da superfície).
• Zona abissal (até 11 mil metros abaixo da superfície, no fundo do oceano).
Plânctons: minúsculos organismos apenas vistos microscopicamente que habitam a superfície do oceano. Por não possuírem habilidades de deslocamento, vivem subordinados às correntes marítimas e servindo de alimento para outros animais.
Bentons: são seres maiores que vivem no fundo do oceano e passam a maior parte do tempo afixados em rochas ou sob a areia do fundo do mar, como os corais, os mariscos e as ostras.
bons estudos.. :)