História, perguntado por isabelaskwark, 11 meses atrás

como podemos caracterizar a política econômica de Juscelino Kubitschek?​

Soluções para a tarefa

Respondido por nearriver2405
1

Resposta:

A política econômica de Juscelino foi, de certa forma, a continuidade mais elaborada da política getulista. Se o Brasil era, já havia tempos, um mercado consumidor considerável, mas importava um volume muito alto de produtos industriais que consumia, tanto Getúlio como Juscelino pretendiam substituir essas importações por produtos fabricados aqui. É a denominada política, a produção industrial brasileira em 1961 foi seis vezes superior à de 1940.

Como no período de Getúlio, era o governo o agente dessa industrialização; havia portanto, uma constante ligação e dependência dos empresários em relação ao Estado industrializante, que garantiu a maciça entrada de capital estrangeiro em nossa economia.

Os capitalistas brasileiros subordinaram-se gradativamente e de forma crescente aos seus sócios estrangeiros, situação que vinha desde a Instrução 113 da Sumoc, da época de Gudin: os empresários podiam importar equipamentos sem o peso de tributos fiscais.

No período de Getúlio, a industrialização estava voltada para os bens de produção (aço, petróleo, etc.). Com Juscelino a indústria procurou atender a um crescente mercado de bens de consumo duráveis, principalmente de eletrodomésticos e automóveis.

JK esperava que, com a intensa industrialização e o desenvolvimento da nação, a democracia no Brasil se consolidasse, diminuindo as diferenças entre ricos e pobres.

Perguntas interessantes