como podemos aproveitar a força da queda d'água?
Soluções para a tarefa
Resposta:
não seiftgbbhhfer
Explicação:
foi mal
Explicação:
O aproveitamento de quedas d’água como fonte de potência vai além do acionamento de microcentrais rurais para fornecimento de energia elétrica
O aproveitamento de quedas d’água como fonte de potência vai além do acionamento de microcentrais rurais para fornecimento de energia elétrica. "A roda d’água é um exemplo disso, pois ela é, também, utilizada no acionamento de bombas hidráulicas para bombeamento de água", afirma Augusto Nelson Carvalho Viana, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Operar uma Microusina Hidrelétrica na Fazenda, em Livro+DVD e Curso Online. Sistemas de menores capacidades como o carneiro hidráulico também são muito utilizados para bombear água e abastecer residências ou pequenas instalações de animais.
São sistemas simples de geração de energia, de menor capacidade, que poderão ser utilizados nas situações em que a vazão de água é pequena:
1) Roda d’água
É um sistema bem simples que poderá ser utilizado para acionar pequenos geradores e servir para alimentar lâmpadas e cargas de pequenas potências em residências rurais, por exemplo.
2) Bombas centrífugas
São muito utilizadas em bombeamento de água em sistemas de irrigação. Também poderão ser aproveitadas como turbina e para acionar geradores, para fornecimento de eletricidade.
3) Pico hidrogerador
Trata-se de um sistema que foi desenvolvido em convênio com a Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG. O Pico hidrogerador é construído utilizando-se um latão de leite de 50 L, no qual existe uma turbina tipo Turgo instalada na parte externa do fundo do latão. Essa turbina recebe a água por meio de dois injetores e, ao girar, aciona um gerador de veículos automotores instalado no interior do latão de leite. Esse gerador será capaz de fornecer uma potência de 80 Watts, a uma tensão de 12 Volts, em corrente contínua. A energia gerada poderá ser utilizada para carregar baterias que serão utilizadas na alimentação de aparelhos eletrificadores de cerca elétrica, lâmpadas e pequenas cargas residenciais, como televisores, aparelho de som, telefone celular fixo, entre outros.