Como podemos aplicar as relações de lógica e argumentação para lidar com situações diversas que acontecem tanto na vida pessoal quanto na vida profissional? Preciso de ajuda urgente!
Soluções para a tarefa
Explicação:
Normalmente associa-se a Lógica apenas à matemática, o que não é verdade, pois a Lógica se aplica a todas as situações do cotidiano e a todas as ciências.
Para o início deste trabalho, necessita-se saber qual a definição de Lógica. Para tanto, alguns autores, que estudam a Lógica, foram consultados bibliograficamente.
A primeira etapa desta pesquisa define os conceitos, teorias e históricos no que tange ao raciocínio lógico. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a real necessidade da Lógica e do raciocínio lógico no cotidiano das pessoas.
Pode-se observar que em todas as citações, os autores definiram a Lógica de maneira similar. Veja-se: “A Lógica é a correção do pensamento”, “A Lógica é a ciência das formas de pensar, visto que a forma mais complexa de pensar é o raciocínio”, “A Lógica estuda a correção do raciocínio” (FORBELLONE e EBERSPÃCHE, 2005, p.1); “A Lógica é a ciência do raciocínio e da demonstração” (AVILLANO, 2006, p.35); “A Lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto” (COPI, 1978, p.19); “A Lógica é a arte de raciocinar”. “A Lógica formal distingue o raciocínio verdadeiro do raciocínio falso” (CHARBONNEAU, 1986, p.19).
Araújo (2007, p.33) também faz menção a Forbellone e Eberspãrche (2000) relacionando a lógica com a correção do pensamento. E também, “pode-se dizer ainda que a Lógica visa à ordem da razão, que nossa razão pode funcionar desordenadamente e que ela estuda e ensina a colocar ordem no pensamento”.
Para Maritain (2001, p.17), “A Lógica é a arte que nos faz proceder, com ordem, facilmente e sem erro, ao próprio ato da razão” (...) “o ato próprio da razão é raciocinar”. “Raciocinamos quando pensamos, por exemplo: - O que é espiritual é incorruptível; ora, a alma humana é espiritual; logo, ela é incorruptível”.
E segundo Feitosa e Paulovich (2005, p.7) entendem que “a Lógica é uma ciência” e o seu “objetivo desde os primórdios é a análise do raciocínio”.
Lógica é a ciência das formas do pensamento, ou seja, pode-se concluir que a Lógica é a forma de raciocinar até mesmo para realizar pequenas atividades cotidianas, visto que, ensina a colocar ordem no pensamento.
A IMPORTÂNCIA DO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA O SER HUMANO
Rapidamente a tecnologia avança e em pouco tempo os aparelhos de última geração estarão ultrapassados. A ideia é que todos tenham pensamentos lógicos para acompanhar as mudanças em tão pouco espaço de tempo.
É indispensável que o ser humano tenha um raciocínio lógico para organizar os pensamentos e assim obter bons (e quem sabe, ótimos) resultados em suas atividades cotidianas.
Para formar uma frase coerente e com coesão, é necessário realizar pensamentos lógicos no cérebro para ordenar as letras, sílabas, palavras, para que, a quem esteja sendo dirigida, entenda perfeitamente. Por esse motivo, pode-se dizer que existe Lógica no dia a dia. Quando falamos ou escrevemos, estamos usando-a. Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.
Para Mortari (2001):
“Justificar uma afirmação que se faz, ou dar razão para uma certa conclusão obtida, é algo de bastante importância em muitas situações. Por exemplo, você pode estar tentando convencer outras pessoas de alguma coisa, ou precisa saber com certeza se o dinheiro vai ser suficiente ou não para pagar o aluguel: o seu agir depende de ter essa certeza. A importância de uma boa justificativa vem do fato de que muitas vezes cometemos erros de raciocínio chegando a uma conclusão que simplesmente não decorre da informação disponível”. (MORTARI, 2001, p.6)
Com o objetivo de definir os aspectos importantes do raciocínio lógico e demonstrar sua aplicabilidade no cotidiano desta pesquisa, algumas pessoas de diferentes profissões, sexo, estado civil, com ou sem filhos foram acompanhados em suas atividades diárias durante um período de três dias. Os nomes a seguir são fictícios para não invadir a intimidade e privacidade de cada um.
Com base em suas atividades cotidianas, foi analisado se houve ou não a aplicação do raciocínio lógico e confirmado as reais necessidades do mesmo no cotidiano, a fim de concluir essa pesquisa de forma a contribuir na organização de suas atividades e tarefas dentro do tempo necessário para viver de maneira mais tranquila e prazerosa.
APLICABILIDADE DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO COTIDIANO DO UNIVERSO PESQUISADO
Pode-se pensar que o raciocínio lógico não é utilizado para determinadas situações no cotidiano. No entanto, todas as pessoas utilizam o raciocínio lógico, seja cientista, engenheiro, psicólogo, advogado, homem de negócios, arquitetos, serralheiros e você.
Muitas vezes é usado de modo mais informal, outras vezes de modo a ter um conhecimento apurado do mesmo e saber aplicar em momentos que pareçam necessários.
A lógica pode ser utilizada para resolver diversos problemas do dia a dia e isso pode ser feito justamente através da percepção de como utilizar a lógica. A lógica pode ser feita utilizando argumentos para resolver um problema ou encontrar um caminho para a resolução do problema.
Muitas vezes na vida real a lógica é elaborada com base na prioridade da resolução de um problema em vários pequenos problemas. Quando um cano quebra em casa, a prioridade é fechar o registro para que depois possamos ligar para o encanador.
Saiba mais sobre o uso da lógica: https://brainly.com.br/tarefa/22668196
