Como podem ser classificadas as receitas médicas? sabendo que existem quatro tipos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Receituário simples - Modelo mais comum. Usado para prescrição de medicamentos paliativos e de medicamentos de tarja vermelha. Têm modelos variados, respeitando sempre a legislação. Geralmente não há retenção da receita no momento da compra.
Receituário para aquisição de antimicrobianos - usado para a categoria de medicamentos que inclui os antibióticos. Também possui modelos variados.
Receituário de controle especial - usado para a compra de substâncias controladas ou sujeitas a controle especial. Este tipo de receituário possui três categorias, que devem ser utilizadas de acordo com a classe do medicamento a ser prescrito.
Receituário de controle especial varia de acordo com o medicamento
Existem substâncias que precisam de um monitoramento mais rígido devido a forma como atuam no sistema nervoso central e pela capacidade de causar dependência física ou psíquica.
Também são consideradas substâncias controladas os anabolizantes, as substâncias abortivas ou que causam má-formação fetal, além das substâncias que podem ser usadas na fabricação de entorpecentes e psicotrópicos. As receitas de controle especial diferenciam-se da seguinte maneira:
Notificação de receita A - tem cor amarela e é usada para a prescrição de substâncias entorpecentes e psicotrópicas;
Notificação de receita B - tem cor azul e é usada para substâncias psicotrópicas e psicotrópicas anorexígenas;
Notificação de receita C - tem cor branca e é usada para anabolizantes, antirretrovirais, retinóicas de uso tópico, retinóicas de uso sistêmico e talidom.