Como podem ser agrupados os alimentos da Pirâmide alimentar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Grupo 1: Se encontra na base da pirâmide, são os alimentos energéticos ricos em carboidratos. Eles são responsáveis pelo fornecimento de energia que você necessita em o seu dia a dia. São eles: os cereais, pães, arroz, massas e raízes. Devem ser consumidas de cinco a nove porções diárias.
Grupo 2: Neste segundo degrau estão os alimentos reguladores, ou seja, alimentos que regulam as funções do organismo. São ricos em vitaminas e sais minerais, por exemplo, verduras e legumes (hortaliças). É recomendado o consumo de quatro a cinco porções diárias.
Grupo 3: Na segunda parte do segundo degrau estão as frutas e os sucos naturais que também são alimentos reguladores e são ricos em sais minerais, fibras, vitaminas e água. Recomendam-se três a cinco porções ao dia.
Grupo 4: No terceiro degrau estão os alimentos ricos em proteínas, cálcio, ferro, zinco e vitaminas. São chamados de alimentos construtores que são responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo. São eles: o leite e seus derivados. Estes são recomendadas três porções diárias.
Grupo 5: Este grupo contém outra parte dos alimentos construtores que possuem proteínas e cálcio e também gorduras e colesterol. São eles: carnes e ovos. Devem ser consumidas de uma a duas porções.
Grupo 6: Este encerra o grupo de alimentos construtores, tendo como vantagem os alimentos que oferecem calorias através do colesterol bom (HDL). Eles são as leguminosas: feijão, soja, ervilha e grão de bico. Deve ser consumida uma porção por dia.
Grupo 7: No último degrau da pirâmide se encontram os alimentos energéticos ricos em calorias e colesterol que transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidos em pequenas quantidades. São eles os óleos podendo ser ingeridos de uma a duas porções.
Grupo 8: Na outra parte do último degrau estão os alimentos que têm muita caloria e pouco nutriente. São eles os açúcares, balas, chocolates, salgadinhos e devem ser consumidos com moderação de uma a duas porções diárias.