Como pode ser o movimento e distribuição dos vírus nas plantas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A distribuição e movimento dos vírus nas plantas se dá através de um vetor de transmissão, por diferentes organismos como os insetos. Essa transmissão (mecânica) pode ser não-persistente ou circulativa, ou ainda, por propagação vegetativa de uma planta para outra.
Explicação:
Os vírus que contaminam as plantas são um dos principais causadores de perdas econômicas na agricultura, justamente por isso, é importante entender como ocorre a contaminação, transmissão e disseminação desses vírus.
Normalmente são disseminados por diferentes organismos chamados de vetores como insetos, ácaros, nematoides, fungos e protozoários. Esse tipo de transmissão é chamada de transmissão mecânica.
Alguns exemplos de insetos (os principais vetores de transmissão):
Pulgões (afídeos), cigarrinhas, tripés, membracídeos, moscas-brancas, cochonilhas e besouros.
Pode ocorre também, a transmissão por propagação vegetativa, de uma planta para outra.
Na transmissão mecânica pode ser de dois tipos básicos:
Não-persistente: O vírus adere ao aparelho bucal do inseto sugador, ao qual transmite o vírus na picada em uma planta sadia. A capacidade de transmitir o vírus, duram em média, a picada em duas ou três plantas consecutivas. Para seguir com a transmissão, será necessário se alimentar em outra planta doente para readquirir o vírus.
Circulativa: Nesse tipo de transmissão, o vírus é ingerido pelo vetor, podendo assim, circular em seu organismo, seguido de multiplicação viral dentro do vetor, até que alcance as glândulas salivares, podendo então, contaminar planta sadia no ato da alimentação.
Para aprender mais sobre as plantas acesso o link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/3828547