como pode ser dividido o relevo do rio grande do sul?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O relevo do estado do Rio Grande do Sul possui diversas formas ocasionadas por diferentes motivos, desde o litoral a campanha há variedades de solos, rochas, altitude, ações do ambiente que ao longo de milhões de anos definiram as feições que hoje estão a mostra na superfície. As principais formas que o relevo toma, ou as principais unidades geomorfológicas, do Rio Grande do Sul são Planalto Meridional, Cuesta do Haedo, Depressão Central, Escudo Sul-rio-grandense e Planície Costeira.
Planalto Meridional: região que possui as maiores altitudes do estado chegando até 1398 metros em Monte Negro, na cidade de São José dos Ausentes.
Cuesta do Haedo: Região que possui a mesma formação geológica do planalto meridional, sua separação se dá por processos erosivos diferenciados.
Depressão Central: trata-se de uma faixa mais baixa entre o Planalto e o Escudo Sul-rio-grandense que corta o estado de oeste para leste, o relevo é levemente ondulado, a altitude é inferior a 100 metros com algumas exceções.
Escudo Sul-rio-grandense: Esta região pode ser conhecida como Serra do Sudeste, é a região mais antiga, no que diz respeito a formação geológica do Rio Grande do Sul.
Planície Litorânea: é o relevo mais jovem do estado do Rio Grande do Sul, formado na era Cenozoica no período Quaternário que teve seu inicio a 1,6 milhões de anos.
espero ter ajudado