Como pode ser classificado o carvão? Explique os quatro diferentes tipos.
Soluções para a tarefa
Resposta: O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível de pureza e potencial energético. Os tipos de carvão são: Turfa (cerca de 50% de carbono), Linhito (cerca de 70% de carbono), Hulha (cerca de 85% de carbono) e Antracito (cerca de 90% de carbono).
Explicação:
Existem quatro diferentes tipos de carvão, sendo eles: o carvão natural/mineral, o carvão de animal (também conhecido como carvão de osso), o carvão vegetal e o carvão negro de fumo (conhecido como fuligem).
O carvão animal é formado através dos processos de destilação ou calcinação seca de ossos de diferentes animais. Eles são densos, impuros e extremamente porosos.
O carvão vegetal, por sua vez, é formado a partir do processo de destilação da madeira seca. Após a destilação, três diferentes frações são formadas: a mais sólida é a que se responsabiliza por originar o carvão vegetal.
Esse carvão é sempre encontrado em pó após um processo de divisão extremamente fina. Ele é obtido por meio de combustões de acetileno e metano que não foram completas. Esse tipo de carvão é o que mais se aproxima do carvão natural, sendo o seu representante mais puro – com mais de 99% de carbono.
O carvão natural é um tipo de combustível fóssil produzido por meio do processo de fossilização da madeira. Essa madeira, por sua vez, é formada por oxigênio (representado por O), hidrogênio (representado por H) e carbono (representado por C). Com o passar do tempo, oxigênio e hidrogênio acabam sendo eliminados como líquidos (H²O), metano (CH) e dióxido de carbono (CO²). O que resta, por sua vez, é carvão mineral: uma das mais complexas misturas de componentes ricos em carbono.