) Como pode a História ser uma ciência se não há como comprovar a veracidade por meio de uma fórmula (como na Matemática ou na Física) ou a partir de uma experiência (como na Química)?
b) Pode o historiador determinar o que aconteceu e estabelecer isso como uma verdade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
........................
Resposta:
a) De fato, a atividade do historiador não é dotada da mesma forma de objetividade que as Ciências Exatas ou Naturais. Não é possível – pelo menos não a partir de uma fórmula ou de um experimento – chegar à veracidade na disciplina, pois a História pertence ao campo das Ciências Humanas. No entanto, o fato de não apresentar a mesma objetividade de áreas como Matemática ou Química não a desqualifica enquanto ciência.
O fato histórico por si só é dotado de objetividade e materialidade, pois ele aconteceu e existe independente da vontade do historiador, sobrevivendo para a posteridade por meio de vestígios do passado – que chamamos de fontes. O que o historiador faz é, a partir da interpretação da documentação, tentar chegar o mais perto possível da veracidade dos fatos, mesmo sabendo que é impossível reconstituir o fato “tal qual aconteceu”.
b) Quanto ao historiador, apesar de pesquisador e do seu comprometimento com a objetividade na pesquisa, ele também é sujeito histórico de seu próprio tempo. Entretanto, a subjetividade não deve ser vista como algo que impede o seu exercício; apenas como um fator limitador inerente à própria disciplina. Ao estar mais consciente disso, o pesquisador pode trabalhar melhor quais são os limites que enfrenta na sua atividade e garantir a qualidade do seu trabalho.
Explicação: