Como Platão responde à pergunta: o que é justiça?
Soluções para a tarefa
Ele analisa como seria o comportamento do homem justo e do homem injusto para se chegar a descrever suas virtudes.
Para Platão, o conhecimento do bem e da justiça requer alguém que se esforce pela busca da verdade, alguém capaz de sair do mundo das aparências (opiniões, sombras) e se aproximar, por meio da dialética, do conhecimento dos modelos ideais de Bem e Justiça.
O diálogo por excelência que investiga a questão da Justiça é A República.
Partindo da pergunta pela definição de justiça, Sócrates, protagonista das obras platônicas, resolve aumentar a lupa, indo do campo ético ao político e começando, assim a investigar como a justiça ocorre em termos políticos para, assim, chegar a uma definição da justiça ética de modo mais claro.
No Livro VI d'A República, Platão estabelece uma diferença entre objetos e entre o que é conhecido e o que é pensado de algo. A famosa imagem da linha nos diz que o mundo visível (reino da opinião e da realidade aparente) é o mundo da imaginação (eikasia) e da crença (pistis). Neste mundo visível, conhecemos apenas sombras e imagens (eikones) e os seres vivos (zoa).
Já no mundo inteligível (reino do conhecimento) - mundo do conhecimento matemático/técnico/discursivo (dianoia) e da inteligência (noesis), conhecemos os objetos abstratos matemáticos (mathematika) e as Ideias, que são principios ou modelos supremos (arkhai)
O mundo inteligível é capaz de ser alcançado apenas pelos filósofos. E só será atingido no interior da alma. A conversão para a filosofia é feita com a ajuda do discurso e dos mitos (Alegorias, como o mito de Er e o mais famoso, o mito da Caverna).
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/39011711