Como Platão concebia a realidade? Para ele tudo era matéria?
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Platão concebia as realidades materiais como representações imperfeitas de outra realidade, esta sim, perfeita: “o mundo das idéias, coroadas pela idéia suprema do Bem”. A realidade material não era explicada como algo em si mesma, dotada de dinâmica própria, inata, como pensavam alguns pré-socráticos.
As diferenças de concepções de mundo entre Platão e os pré-socráticos refletiam, no fundo, as alterações sociais ocorridas no mundo grego, ao longo de mais de um século. Platão afirmava a existência de um Ser, um Demiurgo artesão, que um dia contemplou a beleza das idéias pré-existentes e apanhando a matéria imperfeita, o Caos mítico, foi reproduzindo essas idéias, formando, assim, a diversidade dos seres que povoam o mundo. As diferenças entre seres de uma mesma espécie, os cavalos, por exemplo, decorreriam da imperfeição da matéria com que foram elaborados. Apesar dessas diferenças, poderíamos, no entanto, identificar todos eles como sendo cavalos, porque teríamos a idéia original do que seja um cavalo. Em outras palavras, há no mundo das idéias um cavalo ideal, modelo para os diversos tipos de cavalos que conhecemos.
Os homens, segundo ele, podem conhecer as idéias das quais são cópias, por um processo de lembrança. Lembrar-se das idéias que foram contempladas um dia pela alma. Conhecer é reconhecer, lembrar-se de coisas que foram esquecidas pelo apego do corpo às coisas do mundo. Esse saber ideal se daria pelo processo do conhecimento filosófico, fundado na dialética.
Ao elevar-se ao mundo das idéias por meio do conhecimento filosófico fundado no método dialético, o homem traria consigo, ao percorrer o caminho de volta, o verdadeiro conhecimento para interpretar a realidade do mundo. Iluminado por esse conhecimento, eles poderiam organizar melhor a cidade, tendo em conta três funções básicas: satisfação das necessidades básicas, defesa do território e administração. Segundo a aptidão de cada um, poderiam ser agricultores, artesãos, soldados, e os mais sábios, administradores da coisa pública.
Sua explicação do mundo ideal, com um Demiurgo artesão, idéias perfeitas e pré-existentes e uma alma humana imaterial a elas ligada
espero que ajude e boa sorte
As diferenças de concepções de mundo entre Platão e os pré-socráticos refletiam, no fundo, as alterações sociais ocorridas no mundo grego, ao longo de mais de um século. Platão afirmava a existência de um Ser, um Demiurgo artesão, que um dia contemplou a beleza das idéias pré-existentes e apanhando a matéria imperfeita, o Caos mítico, foi reproduzindo essas idéias, formando, assim, a diversidade dos seres que povoam o mundo. As diferenças entre seres de uma mesma espécie, os cavalos, por exemplo, decorreriam da imperfeição da matéria com que foram elaborados. Apesar dessas diferenças, poderíamos, no entanto, identificar todos eles como sendo cavalos, porque teríamos a idéia original do que seja um cavalo. Em outras palavras, há no mundo das idéias um cavalo ideal, modelo para os diversos tipos de cavalos que conhecemos.
Os homens, segundo ele, podem conhecer as idéias das quais são cópias, por um processo de lembrança. Lembrar-se das idéias que foram contempladas um dia pela alma. Conhecer é reconhecer, lembrar-se de coisas que foram esquecidas pelo apego do corpo às coisas do mundo. Esse saber ideal se daria pelo processo do conhecimento filosófico, fundado na dialética.
Ao elevar-se ao mundo das idéias por meio do conhecimento filosófico fundado no método dialético, o homem traria consigo, ao percorrer o caminho de volta, o verdadeiro conhecimento para interpretar a realidade do mundo. Iluminado por esse conhecimento, eles poderiam organizar melhor a cidade, tendo em conta três funções básicas: satisfação das necessidades básicas, defesa do território e administração. Segundo a aptidão de cada um, poderiam ser agricultores, artesãos, soldados, e os mais sábios, administradores da coisa pública.
Sua explicação do mundo ideal, com um Demiurgo artesão, idéias perfeitas e pré-existentes e uma alma humana imaterial a elas ligada
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