Como platão articula sua teoria da alma com a composição ideal da pólis ateniense? essa articulação está em concordância com a cidadania democrática?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Platão afirma que a alma possui três partes, cada uma equivalente a uma virtude específica. Essa mesma repartição é associada à maneira como a pólis deve ser governada, defendendo uma visão não democrática.
Explicação:
Platão faz uma correlação entre as partes que compõem a alma humana e as classes que devem governar o Estado. Primeiramente vejamos a tripartição da alma, que se dá em: alma logística, alma irascível e alma apetitiva.
- A alma logística corresponde à cabeça, sendo essa responsável pela virtude da racionalidade, sendo lar da razão e lógica.
- A alma irascível corresponde à porção mediana do corpo, o peito. Sua virtude é a irascibilidade, que proporciona a coragem e a vontade de agir.
- A alma apetitiva corresponde à parte de baixo do corpo humano, o baixo ventre. Sua virtude é a concupiscência, que é a habilidade de suprir as necessidades.
Assim como acontece com a alma, Platão dizia que a divisão política na pólis se dá em três partes, com três classes com funções específicas:
- A base da sociedade é formada pelos artesão, comerciantes e o povo em geral, usando da virtude da concupiscência, deveriam proporcionar o crescimento econômico.
- A parte central, ou o peito, seria formada pelos guerreiros, responsáveis por defender e proteger a polis e o rei, usando da virtude da irascibilidade.
- A cabeça seria representada pelo Filósofo-Rei, um rei que capaz de usar a racionalidade de forma plena, agindo de maneira a proporcionar sempre os melhores resultados. Tal função só poderia ser exercida por um filósofo, não estando aberta para outros indivíduos.
Por isso podemos afirmar que essa forma de representação da sociedade não é democrática, pois apenas um filósofo poderia ocupar o cargo de governante.
Conheça mais sobre o pensamento político de Platão:https://brainly.com.br/tarefa/3974275