Como plasticos e lixos podem afetar a qualidade da nossa alimentaçao ??????
Soluções para a tarefa
Resposta:
Plástico se fragmenta virando microplástico e causa uma série de prejuízos ambientais ao entrar na cadeia alimentar
Imagem: "The cycle of petroleum" por Ingrid Taylar, licenciada sob CC BY 2.0plástico
O impacto ambiental do lixo plástico no oceano e, consequentemente, na cadeia alimentar, se tornou uma verdadeira preocupação ambiental para governos, cientistas, ONGs e pessoas comuns do mundo inteiro.
Um estudo realizado durante seis anos pelo 5 Gyres Institute estimou que há cerca de 5,25 trilhões de partículas de plástico flutuando no oceano, o que é equivalente a 269 mil toneladas de plástico.
E o pior é que parte de todo esse plástico - no formato de microplástico e nanoplástico - acaba entrando na cadeia alimentar e prejudicando diversos organismos, inclusive humanos.
Há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água
BPS e BPF: conheça o perigo das alternativas ao BPA
O mais alarmante é que, uma vez no ambiente, os microplásticos absorvem substâncias químicas perigosas e são ingeridos por organismos marinhos, penetrando em toda a cadeia alimentar, inclusive a terrestre. Além de absorverem substâncias químicas perigosas persistentes e bioacumulativas, em muitos casos o próprio microplástico é feito de materiais perigosos para os organismos, como no caso de plásticos que contém bisfenóis.
Plástico na cadeia alimentar
Diferentes tipos de plástico marinho acabam em partes diferentes da cadeia alimentar. Sacolas de plástico, por exemplo, se parecem com águas-vivas e são consumidas pelas tartarugas.