História, perguntado por PedroHr5043, 7 meses atrás

Como Pero de Magalhães Gandavo descreve as crenças indigenas?

Soluções para a tarefa

Respondido por rosangelaallfop9z9uk
182

Resposta:

Conforme Gândavo, os indígenas não acreditavam em vida após a morte nem na glória para os bons e na pena para os maus. Ainda segundo o relato, os indígenas acreditariam na morte da alma e dos corpos.

Explicação:

Respondido por wsnnr
8

Pero de Magalhães Gandavo foi um historiador e cronista português que teve grande parte da sua produção artística em solo brasileiro durante o século XVI, logo no início da colonização portuguesa. Suas posições sobre os indígenas e suas crenças são carregadas de etnocentrismo e fundamentalismo religioso.

Características de Pero de Magalhães Gandavo em relação aos indígenas

Fruto de seu momento histórico o historiador Pero de Magalhães Gandavo é conhecido pela sua perspectiva etnocentrista em relação não só a crença, mas ao próprio modo de vida indígena. Algumas de suas falas são as seguintes:

  • "Vivem todos mui descansados sem terem outros pensamentos senão comer, beber e matar gente."
  • "Animais sem uso da razão."

Era simpatizante da ideia de genocídio indígena, ou, sua completa escravização por entender que estes tinham pouca ou nenhuma humanidade.

Dessa maneira, tendo os indígenas outra epistemologia e crença, Pero de Magalhães tinha que os estes eram povos bárbaros por não crerem na vida após a morte, nem na redenção divina do catolicismo.

Entenda mais sobre Etnocentrismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/20558645

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes