como pequenos detalhes da nossa vida podem alterar nossa saude Fisica ou mental? faça uma resposta grande pfv
Soluções para a tarefa
Resposta: Nosso cérebro vive buscando formas mais fáceis e automáticas para fazer suas tarefas com o objetivo de economizar energia. Isso mesmo, por mais que às vezes um hábito não seja tão saudável, o que importa para o cérebro é a facilidade da automatização daquela ação.
É justamente por isso que existe o mecanismo de criação dos hábitos, que não tem relação com a nossa memória e o que faz com que não nos lembremos do porquê de determinados hábitos.
De acordo com o que visto no best-seller de Charles Duhigg, O Poder do Hábito, os hábitos são formados por três componentes principais:
Gatilho: estado mental, acontecimento ou situação que desencadeiam a ação de um hábito.
Ação: também chamado de rotina, é o hábito propriamente dito.
Recompensa: a sensação que você tem após aquela ação específica.
Isso quer dizer que todo hábito que temos em nossas vidas é marcado pelo cérebro dessa mesma forma. Com isso, para mudarmos um hábito específico, precisamos identificar qual o gatilho daquele velho hábito e eliminá-lo ou trocá-lo por um gatilho que leve a uma ação positiva. Da mesma forma, a recompensa também deve existir.
Para exemplificar, vamos trazer uma ação trivial que está presente em seu dia a dia e explicitá-lo de acordo com o que os estudos mais recentes sobre os hábitos, dizem:
Você escova seus dentes todos os dias. Por mais que não seja da forma recomendada pelos dentistas muitas vezes, esse é um hábito presente em sua vida. O gatilho desse hábito é a sua escova de dentes, que está no seu banheiro. Sempre que você entra lá (local), você vê a escova (objeto) [neste caso, local + objeto = gatilho] e lembra que você deve escovar os dentes [ação] para ter aquela sensação de limpeza e frescor na boca e prevenir cáries e outros problemas [recompensa].
Este hábito foi incorporado na sua vida com o mesmo mecanismo descrito aqui, assim como qualquer outro hábito também pode ser. É claro que existem hábitos que são mais difíceis de serem mudados e vão exigir de você mais esforço e atenção.
O primeiro passo é identificar o gatilho e essa nem sempre é uma tarefa fácil. Ao se deparar com a ação de um hábito ruim, você deve retroceder à situação que gatilhou esse hábito: como você estava? O que você sentia? O que fazia? – Estas perguntas podem ajudar você a começar.
Depois da ação executada, a recompensa existe: no caso de estresse ou momento de ansiedade que lhe levou a comer um doce, por exemplo, a recompensa é a sensação que esse doce lhe provoca.
Para mudar esse hábito, você deve eliminar ou substituir esse gatilho e dar-se uma recompensa pela ação. Vamos a um outro exemplo:
Você deseja integrar a atividade física à sua rotina. Um gatilho que você pode colocar para incitar a ação, é deixar a sua roupa de exercícios no sofá da sala ou sobre a sua cama. Assim, ao deparar-se com aquilo, você lembrará que precisa fazer atividade e encontrará menos resistência em se trocar e partir para a sua atividade. Depois da ação, uma possível recompensa pode ser um tabletinho de chocolate amargo ou alguma outra coisa que lhe dê prazer e que não lhe prejudique. Assim, pouco a pouco, um novo hábito pode ser incorporado.
Ou seja, você deve tomar consciência do seu hábito, já que ele torna-se inconsciente com o tempo, para poder identificar seus gatilhos e mudá-lo. Isso demanda bastante auto-observação, atenção e um esforço inicial, mas existe a recompensa.
Explicação: não tem muito oq explicar,mas é isso,espero ter ajudado .,.