como pedagogos e professores podem se comprometer a propagar a igualdade racial a partir de práticas e comportamentos diários.
Soluções para a tarefa
praticando a inclusão de todos dentro de uma sala de aula , incentivando que todos são capazes de alcançar objetivos e conhecimento.
Resposta:
Planejamento anual de eventos destinados a atividades para a igualdade étnico-racial.
Explicação:
Planejamento anual de eventos destinados a atividades para a igualdade étnico-racial.
O Brasil é sincrético. É miscigenado. Nesse sentido, é necessário que se promova eventos a fim de desconstruir o racismo e a xenofobia no país. Assim, pedagogos e professores devem se unir para diminuir ou até mesmo extinguir falas e práticas odiosas sobre o tema. Assim, anualmente no calendário escolar deve-se prever eventos que mudarão as rotinas dos alunos e as famílias buscando a promoção e a igualdade de cada etnia.
20 de Janeiro: No início das aulas com uma Palestra mostrando que o Brasil é um país de todos.
20 de Fevereiro: Juntamente com a festa do carnaval aponta-se a diversidade do povo brasileiro.
20 de Março: Na chegada da estação do Outono faz se a lembrança, através de imagens e vídeos para os alunos, sobre a escravidão no Brasil e como os negros africanos aqui chegaram.
20 de Abril: Próximo a data do “descobrimento” ou “invasão” dos europeus no Brasil e o dia do indígena é importante mostrar a matriz étnica brasileira. Chamando a atenção aos primeiros moradores do continente americano, os indígenas. Apontando que são cidadãos, exercendo direitos e deveres.
20 de Maio: Como é o mês da comemoração do trabalhador, pelos direitos adquiridos, é importante frisar a vinda de muitos europeus e asiáticos no século XIX e XX.
20 de Junho: Com a chegada do Inverno, juntamente com o dia da imigração japonesa para o Brasil, mostrar uma exposição de fotos e vídeos sobre a importância desse povo que veio morar no Brasil.
20 de Julho: No período de férias, professores e alunos fazerem postagens nas redes socais contra o racismo.
20 de Agosto: Na volta das aulas, trazer a tona uma pesquisa sobre como se deu a formação de favelas, cortiços e guetos no Brasil.
20 de Setembro: Promover a leitura de literaturas que falem sobre a morte de indígenas e negros africanos.
20 de Outubro: Como dia 20 de outubro é o dia do poeta, propor que as crianças e os adolescentes escrevam um poema a fim de combater o racismo.
20 de Novembro: Juntamente com o “Dia da Consciência Negra”, que foi instituído pela lei 10.639/2003, promover
20 de Dezembro: No encerramento do ano-letivo fazer um vídeo da unidade escolar de todos os eventos que aconteceram durante o ano e postar nas redes sociais, pedindo o compartilhamento dos pais e alunos. Esse vídeo deverá ter uma fala inicial do diretor/coordenador pedagógico frisando a importância de se haver apenas uma raça: a humana.