“Como pedagogia de massas, o esporte ensina o indivíduo, desde pequeno, a reconhecer os modelos de corpo e movimento que devem ser seguidos e, indo além disso, ensina quais atitudes devem ser tomadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAYÃO, M. N. O culto (in)quieto do eu eficaz. Rev. Bras. Ciênc. Esp., Paracambi, v. 37, n. 1, p. 35-41, jan./mar 2015. p. 39.
No texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, Crum (1986) fez um levantamento sobre algumas teorias pedagógicas. Sobre as diferenças entre alguns desses estudos descritos no texto, assinale a alternativa correta.
A
As pesquisas sobre pedagogia do esporte vindas dos centros de referência norte-americanos eram praticamente inexistentes, as publicações eram praticamente sobre fisiologia. Em contrapartida os países alinhados com a URSS, tinham volume muito grande de publicações na área de pedagogia do esporte e com razoável qualidade.
B
Alguns trabalhos empíricos relacionados à pedagogia do esporte eram fortemente negligenciados pelo contexto alemão; já as pesquisas de pedagogia do esporte, dentro do contexto norte-americano, tinham uma falta de embasamento teórico.
C
Os pesquisadores norte-americanos tinham uma metodologia e protocolos diferentes dos demais pesquisadores. Isso dificultava a troca de conhecimento e a reprodução das pesquisas era prejudicada.
D
Os pesquisadores socialistas seguiam protocolos rígidos e com bastante embasamento teórico, enquanto os do contexto norte-americano não tinham a mesma dedicação quanto ao embasamento teórico.
E
Os estudos tinham uma grande permuta de conhecimento e entre os pesquisadores, sendo, assim, uma.
jiujitsu1989p03100:
qual e a certa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá,
Resposta letra "B"
Resposta letra "B"
Segundo Rufino e Darido (2012) as concepções de Crum (1986) aponta que alguns trabalhos empíricos relacionados a pedagogia do esporte eram fortemente negligenciados pelo contexto alemão (sobretudo na Alemanha ocidental). Já as pesquisas sobre pedagogia do esporte no contexto norte-americano sofriam, de acordo com (1986), escassez teórica bastante acentuada.
A análise feita por Crum se insere dentro do período em que o mundo ainda estava em processo de ruptura política proporcionado como desdobramento da Guerra Fria o que pode ter contribuído com a falta de diálogo entre pesquisadores alemães e norte-americanos.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes