Como os tupis guaranis queria que fosse a terra
Soluções para a tarefa
Resposta:
- A relação com a natureza na cultura tupi-guarani
De modo geral, é possível dizer que os valores presentes na cultura tupi-guarani não são totalmente distintos daqueles que são encontrados em outras populações indígenas. Nesse sentido, é importante ressaltar a forte relação que essas comunidades possuem com o ambiente em que vivem. Antes da colonização do território nacional, era unicamente da natureza que as comunidades indígenas retiravam sustento, proteção e cura física e espiritual.
Era na natureza que esses povos encontravam alimentos, fosse através da caça, pesca ou coleta dos frutos das plantas conhecidas; artefatos para produção de armas, vestuário, ornamentações e habitações; e também as plantas medicinais que eram usadas no tratamento de lesões e nos processos de adoecimento físico e mental.
Na cultura tupi-guarani, a relação com o meio ambiente também estava intrínseca ao âmbito religioso. Isso porque um traço da cultura indígena no Brasil é o xamanismo. Esses povos realizam práticas de cunho etnomédicos, religiosos, mágicos e filosóficos que têm como central a conexão entre os animais, as plantas e o próprio homem. Nessa perspectiva, são realizados processos de cura, transe, transmutação e contato entre corpos e espíritos. E a figura do pajé é central para condução desses processos.
Inclusive, é principalmente por conta dessa intrínseca relação com a terra que, desde o período colonial até os dias de hoje, os indígenas enfrentam uma série de violências cometidas pelos não-índios. Na história do povo Guarani, a exploração da erva-mate, a criação de gado, o cultivo de soja e da cana-de-açúcar aparecem como os principais elementos que colocam sua cultura e modo de vida em conflito com os interesses econômicos adotados pelo país.