Geografia, perguntado por pamelaisotton324, 10 meses atrás

Como os satélites podem interferir no mundo hoje? Comente.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucimarlucia45
1

Resposta:

o uso dessa incrível ferramenta vai muito além do monitoramento de focos de incêndio. Existem os satélites militares, científicos, de navegação e os de comunicação. O homem já enviou centenas e centenas de sátelites artificiais. Parte deles ainda gravita sobre a Terra, mas como forma de lixo espacial, o que acaba sendo um grande problema.

Esses satélites podem ter diferentes tipos de óbitas. Alguns ficam sempre numa posição fixa, as chamadas óbitas geoestacionárias, a 35.000 km de altitude. E outras chamadas circular ou polar, que é quando o satélite dá voltas em torno da Terra, só que numa altitude muito mais baixa, que varia entre 300 a 1000 km, o que pode ser considerado um vôo “rasante”, comparado com as dimensões do planeta.

Mas o ponto onde eu queria chegar é mostrar como essa tecnologia é fundamental para todos nós. Acho que a primeira coisa que vêm a cabeça são os GPSs, presentes na maioria dos smartphones. Imagine que graças a uma triangulação de sinais de satélites, é possível saber sua exata posição (latitude, longitude e altitude), em qualquer local do planeta Terra. Esse tipo de informação vai além de te ajudar a chegar na casa daquele seu amigo que não mora, mas se esconde. É fundamental também para a navegação aérea, terrestre e marítima.

Perguntas interessantes