História, perguntado por rulederickp0qz7k, 1 ano atrás

Como os romanos descreviam os bárbaros ?

Soluções para a tarefa

Respondido por MarcelaDavila
1
Bárbaros é um termo pejorativo para se referir a uma pessoa que não é ou foi civilizada, geralmente indicando um membro de uma determinada nação ou grupo étnico - geralmente uma sociedade tribal - vista por integrantes de uma civilização como inferiores, ou admirados como selvagens nobres.
A palavra "bárbaro" provem do grego antigo e significa "não grego". Era como os gregos designavam os estrangeiros, as pessoas que não eram gregas e aqueles povos cuja língua materna não era a língua grega. Principiou por ser uma alusão aos persas, cujo idioma cutural os gregos entendiam como "bar-bar-bar"Os romanos também passaram a ser chamados de bárbaros pelos gregos.
Porém, foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com a conotação de "não-romano" ou "incivilizado". O preconceito perante os povos que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes é natural dos habitantes dos grandes centros econômicos, sociais e culturais, e caracteriza-se pelo etnocentrismo.
Atualmente, a expressão "bárbaro" significa não civilizado, brutal ou cruel. Era um termo pejorativo que não condizia com a realidade pois, apesar de não compartilharem de alguns aspectos da cultura romana e não falarem o latim, tais povos tinham cultura e costumes próprios.
Respondido por Studentmor
1
No Império Romano a expressão passou a ser usada com a conotação de "não romano" ou "incivilizado". Os romanos tínham um certo preconceito com pessoas que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes.
Perguntas interessantes