História, perguntado por luanna994, 11 meses atrás

como os regimes totalitários criaram forças?​

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosalves918
0

Resposta:

s regimes totalitários são aqueles marcados pelo totalitarismo, um sistema político caracterizado pelo controle absoluto de uma pessoa ou de um partido sobre toda uma nação. No sistema totalitarista, a pessoa (no cargo de líder) ou o partido político — ambos representando o Estado — detém um controle total e absoluto sobre a vida pública e privada por meio de um governo autoritário.

Os regimes totalitários, em geral, sustentavam um forte militarismo — muito útil para calar as vozes dissidentes — e eram acompanhados por um forte aparato de propaganda ideológica, cujo principal objetivo era promover o culto ao líder e ressaltar os feitos do regime. O terror era outra arma utilizada pelos regimes totalitários e seu objetivo era amedrontar os opositores.

Os regimes totalitários tiveram seu auge durante as décadas de 1920 e 1930, e seu surgimento está relacionado a todas as consequências do pós-guerra ou, nesse caso, à Primeira Guerra Mundial. A destruição da guerra aliada com os ressentimentos causados pelo conflito, o temor do comunismo e os efeitos devastadores das crises econômicas fizeram com o autoritarismo fosse visto como a solução para os problemas enfrentados.

Com a defesa do autoritarismo, a maioria dos países liberais e democráticos viu seus sistemas políticos ruírem e serem substituídos por governos autoritários. Uma evidência disso foi dada pelo historiador Eric Hobsbawm, ao apontar que, no período entreguerras, somente cinco nações na Europa permaneceram com suas instituições políticas democráticas funcionando: Grã-Bretanha, Finlândia, Irlanda, Suécia e Suíça.|1|

O termo “totalitarismo” surgiu na década de 1920 e foi criado para referir-se ao fascismo italiano — o primeiro regime de caráter totalitarista que foi implantado na Europa. Por meio do fascismo italiano é que o fascismo, enquanto alternativa política, popularizou-se na Europa. Após o exemplo italiano, uma série de países europeus optou pela saída autoritária. O totalitarismo consolidou sua força quando os nazistas tomaram o poder na Alemanha, em 1933.

Leia também: Pol Pot, o ditador cambojano

Explicação:

Perguntas interessantes