História, perguntado por luananutellagiachini, 10 meses atrás

Como os portugueses se comportaram com o Brasil, nos primeiros 30 anos de contato com os povos indigenas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielsantosv8
2

Basicamente, entre 1500 e 1530 a corte portuguesa fez do Brasil apenas um território de extrativismo de Pau-Brasil e outros recursos de fácil acesso com a mão de obra indígena. Não havia interesse de Portugal estabelecer uma colônia aqui, visto que, com a tomada de Constantinopla pelos turcos, os lusos buscavam uma rota comercial alternativa para as Índias, e não descobrir novos territórios. (Essa decisão teve fim em 1530, quando o comércio entre Ocidente e Oriente começou a decair e provocar prejuízos para Portugal)

A relação entre o colono e o indígena era o que podemos chamar de "contratual de escambo", na qual o português oferecia ao nativo alguns artigos advindos da Europa e o índio trabalhava para ele. Porém existiam centenas de grupos que eram hostis e não aceitavam a submissão proposta pelos europeus, levando estes últimos a estabelecer diversas guerras, inclusive com o apoio de tribos mais amigáveis. A esse processo dá-se o nome de "guerras justas", pois a corte de Portugal entendia que o combate às tribos hostis era necessário.

Apenas para efeito de curiosidade, estima-se que no Brasil de 1500 existiam cerca de 1.200 grupos indígenas diferentes. O último levantamento desse tipo concluiu que temos atualmente cerca de 220 grupos ainda restantes no Brasil. Isso caracteriza um ponto importante para as provas de escola e vestibular: Os colonos europeus foram os maiores responsáveis diretos e indiretos do genocídio indígena.

Perguntas interessantes