como os organismos da gimnospermas se reproduzem
Soluções para a tarefa
usando o pinheiro-do-paraná, planta em que os sexos são separados, ou seja, o pinheiro que possui estróbilos masculinos não possui os femininos, e vice-versa.
Os grãos de pólen são esporos produzidos pelo estróbilo masculino, e o estróbilo feminino produz o óvulo onde, quando maduro, surge um grande esporo.
Os estróbilos masculinos, quando se abrem, liberam grãos de pólen em grande quantidade e, por meio do vento, se espalham no ambiente podendo chegar até o estróbilo feminino. Quando isso acontece, o grão de pólen forma um tipo de um tubo – tubo polínico – onde é gerado o núcleo espermático – gameta masculino. Esse tubo cresce de forma a alcançar o óvulo onde introduz o núcleo espermático.
Quando dentro do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera, que é abrigada pelo grande esporo desenvolvido – gameta feminino. Ao ocorrer a fecundação, é formado o zigoto que se desenvolve e origina um embrião que, à medida que se transforma, faz com que o óvulo transforme-se em uma semente para protegê-lo.